Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Acolhimento: nova turma de Química participa de programação especial

Acolhimento: nova turma de Química participa de programação especial

Evento de boas-vindas contou com palestra sobre atuação no mercado de trabalho e apresentação do projeto Química é Show.

publicado: 21/03/2018 20h34, última modificação: 22/03/2018 07h30

As aulas para a nova turma do curso técnico em Química começaram na segunda-feira (19), mas o dia marcado para receber os calouros com uma programação especial foi a terça (20). A noite começou com os discursos de boas-vindas do diretor-geral do Campus Penedo, Carlson Lamenha, da chefe do Departamento Acadêmico, Edriane Teixeira, e da coordenadora do curso, Andreia Macleybiane.

Ainda no auditório, os novos estudantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre a atuação do técnico em química em uma planta sucroalcooleira e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. O conteúdo foi exposto pelos profissionais Aldevan Júnior e Mário Pereira, gerente industrial e supervisor de produção de açúcar e etanol da Usina Caeté, respectivamente. Além dos novos estudantes, a palestra contou com a participação das outras turmas do curso técnico noturno.

Devido ao tempo, as informações relativas ao Registro Acadêmico, Apoio Acadêmico, Pedagogia, Biblioteca e Assistência Estudantil serão passadas aos calouros em uma nova data, ainda a ser agendada.

Apresentação do projeto de extensão Química é Show.O segundo momento da programação de acolhimento foi a apresentação do projeto de extensão Química é Show. A iniciativa coordenada pelo professor Marcos Oliveira busca trabalhar, de forma lúdica e interativa, conteúdos da área, a exemplo de reações químicas, ácidos e bases, polaridade, neutralização, entre outros assuntos.

A equipe de estudantes responsável pelas apresentações é formada por Alan Lessa, Alana Mayara, Layane Vieira e Roberta Farias, todos do 3º ano do curso técnico em Açúcar e Álcool. O projeto é desenvolvido em escolas municipais e estaduais de Penedo. Para o show dessa terça-feira (20), os estudantes contaram com a colaboração da professora Elisangela Santos e do técnico em laboratório do Ifal Penedo, Jean Nascimento.

Novos rostos - A turma 2018.1 que acaba de chegar no Ifal Penedo é a terceira do curso técnico em Química, ofertado na modalidade subsequente (para quem já concluiu o ensino médio). Com aulas à noite e duração total de dois anos , o curso atrai pessoas de diferentes perfis: há quem acabou de sair do ensino médio, quem estava afastado dos estudos há algum tempo e quem, inclusive, já tem ou está cursando o ensino superior, de várias idades e de outros municípios.

Jeinany Alexandre, Alice Santos e Jemisson Souza, novos estudantes do curso.Dentre os novos rostos que passam a compor o curso, três estudantes exemplificam um pouco essa peculiaridade: Jeinany Alexandre, 19 anos, moradora de Igreja Nova, concluiu o ensino médio em 2015 e estava sem estudar; Alice Santos, 19 anos, do povoado Sudene, em Piaçabuçu, também concluiu em 2015, mas ingressou este ano na graduação em Pedagogia a distância; e Jemisson Souza, 23 anos, também de Piaçabuçu e com formação superior em Pedagogia em andamento há um ano e meio.

As motivações para ingresso no curso técnico em Química também são as mais variadas. No caso da Alice, cujo pai é agricultor em uma usina de açúcar da região, o motivo foi a paixão por esse ramo industrial. “Coloquei na cabeça que quero atuar na mesma usina, mas como uma técnica em Química devidamente qualificada para o trabalho”, contou a nova aluna. Para ela, seu ingresso no Ifal já representa um grande passo na caminhada até a realização desse objetivo.

Para ver mais fotos do evento, confira álbum publicado na página do Ifal Penedo no Facebook.