Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Aberto cadastro para seleção de bolsistas da Assistência Estudantil

Aberto cadastro para seleção de bolsistas da Assistência Estudantil

Formulário único disponibilizado no SIGAA permite inscrição em diferentes programas.

publicado: 09/04/2019 18h52, última modificação: 23/04/2019 17h13

Estudantes do Campus Penedo interessados em pleitear o acesso a programas da Assistência Estudantil já podem se inscrever. Este ano, o Ifal unificou o cadastro, disponibilizando no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) o questionário socioeconômico para seleção de bolsistas dos programas de Auxílio Permanência (PAP), Bolsa de Estudo (PBE), Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) e Alimentação e Nutrição Escolar (Panes).

As vagas ofertadas podem ser pleiteadas por estudantes regularmente matriculados em um dos cursos técnicos presenciais do Ifal Penedo: Açúcar e Álcool, Meio Ambiente e Química (integrado e subsequente). É necessário acessar a página do SIGAA, fazer login, inserir todos os dados solicitados e selecionar os programas que deseja concorrer (CLIQUE AQUI para conferir o passo a passo). Abaixo, veja as informações sobre cada programa, prazos e etapas de seleção:

Programa de Auxílio Permanência (PAP)

O programa tem como objetivo possibilitar condições básicas de permanência aos estudantes no desenvolvimento das atividades escolares. Conforme o Edital 01/2019, a oferta é de 50 vagas e os valores das bolsas serão ainda definidos com base na realidade orçamentária do campus.

Todos os interessados devem se inscrever até 28 de abril via SIGAA e entregar os documentos solicitados, na recepção do Campus Penedo, no período de 22 a 29 de abril. A documentação deve estar completa, pois qualquer pendência cancelará a possibilidade de seguir adiante no processo de seleção. A lista de documentos a ser entregues deve ser conferida no item 12 do Edital 01/2019. Os modelos de requerimentos e declarações estão disponíveis no site do Ifal Penedo, na página da Assistência Estudantil > Serviço Social (CLIQUE AQUI para acessá-la).

A etapa seguinte será a entrevista, de 8 de maio a 7 de junho. O calendário com os nomes dos estudantes a serem entrevistados, com data e horário específicos será divulgado em 7 de maio. Após as entrevistas, o setor de Serviço Social se encarregará de fazer, entre 10 e 14 de junho, a análise socioeconômica com base nos documentos recebidos e em visitas domiciliares, quando necessárias. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 18 de junho.

Programa Bolsa de Estudo (PBE)

Tem como objetivo incentivar a participação de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas atividades de Pesquisa e Extensão do Ifal. O processo seletivo segue as mesmas normas e prazos estabelecidos para o Programa de Auxílio Permanência no Edital 01/2019. A oferta é de duas vagas e o valor da bolsa será definido por meio de portaria a pedido da Diretoria de Políticas Estudantis (DPE) do Ifal.

Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad)

O programa tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, práticas de socialização, boas condutas, trabalho em equipe, motivação e cidadania, mediante incentivos para treinamentos, cursos e/ou oficinas complementares à formação acadêmica. Conforme o Edital 02/2019, são 10 vagas e somente poderão realizar a inscrição o estudante pré-selecionado pelos docentes de Educação Física ou Artes. O prazo para se inscrever via SIGAA é até 16 de abril.

As etapas de seleção seguintes compreendem a realização de entrevistas e entrega de documentos. A lista de documentos a ser entregues deve ser conferida no item 11 do Edital 02/2019. O calendário com data e horário específicos da entrevista será divulgado em 29 de abril. Por fim, o Serviço Social se encarregará das análises socieconômicas para divulgação do resultado preliminar.

Programa de Alimentação e Nutrição Escolar (Panes)

O programa tem por objetivo a oferta de refeições que atendam às necessidades nutricionais do estudante durante o período letivo, assim como a realização de Educação Nutricional para contribuir com o rendimento escolar, aprendizagem e a formação de práticas alimentares saudáveis, visando à permanência e conclusão de curso. Não há número limitado de vagas para acesso gratuito ao refeitório do campus. No SIGAA, devem preencher o questionário socioeconômico disponível não apenas os estudantes novatos, como também os veteranos já inseridos no Panes, para atualização das informações cadastrais.

Em caso de dúvidas sobre os programas PAP, PBE e Pipad, pode-se enviar e-mail para servicosocial.penedo@ifal.edu.br. Sobre o cadastro para o Panes, o contato é pelo e-mail nutricao.penedo@ifal.edu.br ou telefone (82) 2126-6417.