Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Abertas inscrições para Olimpíada Nacional de Ciências 2017

Abertas inscrições para Olimpíada Nacional de Ciências 2017

Estudantes do Ifal Penedo interessados devem procurar a professora Edriane Teixeira, membro do Grupo de Ciências Aplicadas Multi e Interdisciplinar.

publicado: 10/07/2017 17h34, última modificação: 10/07/2017 17h34

Estão abertas até o dia 30 de julho as inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O evento é voltado para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Alunos do Ifal Penedo interessados em participar da ONC 2017 devem procurar a professora Edriane Teixeira, do curso técnico em Açúcar e Álcool e membro do Grupo de Ciências Aplicadas Multi e Interdisciplinar (GCAMI), juntamente com as professoras Andrea Macleybiane, Cleyla Calheiros, Jeinny Christine e Rosana Reis.

A participação dos estudantes ocorrerá em quatro níveis: Nível A (estudantes do 9º ano do ensino fundamental); Nível B (estudantes da 1ª série do ensino médio); Nível C (estudantes da 2ª série do ensino médio); e Nível D (estudantes da 3ª série do ensino médio e 4ª série do ensino técnico). A Olimpíada Nacional de Ciências será dividida em duas fases, sendo a primeira no próprio estabelecimento de ensino e a segunda em locais definidos por cada comissão estadual.

Marcada para o dia 17 de agosto, a prova da 1ª fase envolverá questões objetivas de Física e Química. As notas obtidas pelos participantes nessa fase contarão apenas como classificação para a segunda, não sendo consideradas para o cálculo dos resultados da última fase. A prova da 2ª fase acontecerá em 30 de setembro e será compostas por uma parte teórica, podendo ter uma parte experimental.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Associação Brasileira de Química (ABQ), responsáveis por sua execução. Dentre os objetivos, está o de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, bem como identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Para saber mais sobre a ONC, acesse o site http://onciencias.org/.