Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > 3º Ciclo de Webinários começa nesta terça com evento dedicado ao mês da Consciência Negra
conteúdo

Notícias

3º Ciclo de Webinários começa nesta terça com evento dedicado ao mês da Consciência Negra

Outras duas séries temáticas compõem a programação do ciclo, que seguirá até dezembro.
por Lidiane Neves publicado: 03/11/2020 06h57, última modificação: 03/11/2020 08h57

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo promove, entre os meses de novembro e dezembro, mais um ciclo de webinários. Nesta edição, a programação reúne 11 eventos on-line distribuídos em três séries temáticas, uma delas alusiva ao 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. Intitulada “Quilombos de ontem e hoje”, a série organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) abre o ciclo, nesta terça-feira (3), com o webinário “Sob a 'sombra' de Palmares: escravidão e resistência no século XIX”.

O debate, que acontece a partir das 16 horas, no canal do Ifal Penedo no YouTube, tem como convidado o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Danilo Luiz Marques. Doutor em História Social, o docente tem se dedicado a pesquisar temas como História do Brasil no século XIX, Resistência Escrava, Gênero e Escravidão, e História e Historiografia Alagoana. A proposta do webinário é dialogar sobre resistências à escravidão em Alagoas no período histórico mencionado. A mediação será feita pela professora Eliza Vianna, coordenadora do Neabi Penedo.

O evento é aberto ao público em geral e dá direito a certificado, mediante inscrição na plataforma Doity: https://doity.com.br/3-ciclo-de-webinarios-do-campus-penedo. Na página criada pela Coordenação Pedagógica, é possível conferir todas as informações do 3º Ciclo de Webinários e se inscrever nos outros eventos que compõem a programação até 15 de dezembro, sempre ao vivo no YouTube.

Arte e Ancestralidade

 Ainda esta semana, na quinta-feira (5), acontece o segundo webinário do ciclo. O evento se encaixa na série temática Arte e Ancestralidade, proposta pelo Grupo de Estudos em Humanas do Brasil Contemporâneo (GEHB). A convidada é a artista de origem indígena, Georgia Cardoso (Fortaleza-CE), que expressa em seu trabalho a história familiar de todo descendente/remanescente indígena, onde se encontram as marcas e os impactos da colonização.

A ideia do webinário é que Georgia compartilhe como foi ou está sendo a busca das suas origens e a luta contra a invisibilidade indígena, além da importância da arte em todo este processo. Marcado para as 16 horas, o evento on-line será mediado pela professora de História e membro do GEHB, Gisele Lima.

Laboratório Textual

A série temática que completa a programação do 3º Ciclo de Webinários é uma iniciativa do professor de Língua Portuguesa, Wellinghton Santos, que já vinha ocorrendo nos ciclos anteriores. A abordagem desta vez contemplará três webinários focados nos seguintes assuntos: pontuação; análise estrutural de texto dissertativo-argumentativo; e coesão textual. O primeiro deles acontecerá somente no dia 26 de novembro, e os demais, nos dias 3 e 10 de dezembro.