Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > 2º dia de jogos foi de decisão no handebol, vôlei e xadrez

2º dia de jogos foi de decisão no handebol, vôlei e xadrez

Entrega de troféus e medalhas está marcada para sexta-feira (6), dia do encerramento do evento.

publicado: 04/07/2018 21h52, última modificação: 24/08/2022 13h50

Três modalidades esportivas integraram a programação dos Jogos Internos 2018 do Ifal Penedo, nesta quarta-feira (4): handebol, voleibol e xadrez. Em todas elas, os campeões já estão definidos, mas somente receberão seus troféus e medalhas no encerramento do evento, marcado para o final da manhã de sexta-feira (6).

O segundo dia de jogos começou com a fase eliminatória do handebol. Oito equipes masculinas e quatro femininas estavam na disputa. No grupo das mulheres, a final foi entre os times Servidoras e 2º AA 2017, também formado por alunas de outras turmas. Com um placar de 4x0, as estudantes ganharam a partida e conquistaram o título. “Algumas de nós fizeram parte da equipe campeã em 2017, então entramos nos jogos com o desejo de se destacar novamente. Para isso, vínhamos treinando há cerca de duas semanas”, contou a aluna Esther Casado.

No masculino, depois de passarem pelas quartas de final e semifinal, as equipes Formados e Servidores se enfrentaram para decidir a primeira colocação. Por 8x6, os estudantes egressos venceram. “Sempre competimos enquanto alunos do Ifal e não pensamos duas vezes quando vimos que o campus abre esse espaço para integração, não só entre quem estuda, mas também com quem já passou pela instituição”, destacou Matheus Anchieta, egresso do curso técnico em Meio Ambiente e campeão pela quarta vez na modalidade handebol.

Voleibol – Com um total de 12 equipes inscritas, a competição de vôlei já começou na fase eliminatória, ou seja, quem perdesse o jogo não seguia adiante. Foram dez partidas de mata-mata até a final, que teve como adversários Química 2017 e Servidores, com vitória deste último por 15x5 no primeiro set e 15x11 no segundo. Como o regulamento estabeleceu para a modalidade a formação de times mistos, homens e mulheres dividiram a quadra em todas as partidas.

Xadrez – Além da programação de jogos na quadra do Senai, a quarta-feira foi dia de Torneio de Xadrez, na área de convivência do Campus Penedo. Seis estudantes participaram da competição coordenada pelo professor de Filosofia, Rafael Ribeiro. Para classificação dos alunos, utilizou-se o sistema de emparceiramento suíço, no qual cada participante joga com todos os demais e a pontuação em cada rodada leva em conta outros critérios, além do número de vitórias durante o torneio. “São também consideradas as cores das peças de quem venceu a rodada e o nível do jogador, que é mensurado a partir do seu histórico em torneios de xadrez”, explicou o docente.

Após cinco rodadas, os três primeiros colocados foram os alunos Thiago Salomão, Guilherme Augusto e Matheus Silva. “Aprendi a jogar xadrez há apenas oito meses e tenho gostado muito de participar de competições”, disse o campeão Thiago, que cursa o 1º ano do curso técnico em Açúcar e Álcool. Ele ingressou no Ifal transferido do IF de Mato Grosso, onde praticava a modalidade e já ganhou um torneio.

Este é o segundo ano que a modalidade passa a integrar os Jogos Internos e já vem conquistando participantes com aumento de pontuação. O estudante Matheus, que ficou em terceiro lugar, comemorou o resultado de 2018, já que participou da edição anterior, mas não alcançou colocações de destaque. “Sempre joguei desde adolescente, só que de brincadeira com colegas. Aprecio o esporte porque ajuda a melhorar minha capacidade de raciocínio e concentração. Gosto de ficar pensando em estratégias para cada situação no jogo”, afirmou o aluno do 3º ano de Meio Ambiente (turma 2015).

Nesta edição, o torneio contou com o apoio da Federação Alagoana de Xadrez, que disponibilizou dez unidades de tabuleiros de napa, jogos de peças e relógios. Os Jogos Internos seguem nesta quinta-feira (5) com o início da fase classificatória do futsal, na quadra do Senai, e a continuidade do torneio de League of Legends (LOL), no Laboratório de Informática do campus, durante os turnos manhã e tarde. CLIQUE AQUI para conferir a tabela de jogos do futsal.