Notícias
VIII Negritude em Foco: Reflexão e resistência no mês da Consciência Negra
No último dia 28, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFAL - Campus Palmeira dos Índios realizou mais uma edição do tradicional evento Negritude em Foco. Assim como em anos anteriores, o evento promoveu reflexões sobre o racismo e contribuiu para a construção de ações antirracistas na nossa instituição, alinhadas ao calendário nacional do Mês da Consciência Negra, um momento central para o debate dessa temática tão essencial.
O VIII Negritude em Foco, realizado no Campus Palmeira dos Índios, contou com uma programação rica e diversificada. Entre as atividades estavam apresentações culturais de dança, declamações de poesia, oficinas musicais e de dança, além de minicursos voltados para jogos e escrita.
O evento contou com a participação especial da Profª Marli Araújo, da UFAL e representante do NEABI/UFAL Campus Arapiraca, e do Prof. Cleidson Jambo, docente do IFAL e membro do NEABI Campus Maragogi. Ambos participaram de uma mesa-redonda mediada pelo Roberto Idalino, onde foram discutidos os desafios e avanços na luta por justiça social e igualdade racial, tema central desta edição.
Agradecemos imensamente a todas as pessoas que participaram, contribuindo para o sucesso do evento. Aproveitamos para convidar toda a comunidade para continuar conosco nessa caminhada de aprendizado e luta, já pensando na próxima edição do Negritude em Foco. Contamos com vocês para fortalecer esse movimento de transformação e resistência!
Celebrar a rica herança cultural afro-brasileira e indígena, refletir sobre as conquistas históricas e renovar nosso compromisso com a luta de igualdade e respeito tem sido o foco do nosso núcleo. O VIII Negritude em Foco, nos conectou mais uma vez com nossas ancestralidades por meio de palestras inspiradoras, apresentações, danças afro, músicas e uma exposição de fotos e pinturas afro-brasileira.
Agradecemos a todos que participaram e compartilharam deste momento especial, fortalecendo a união e a valorização de nossas histórias. Que este evento inspire a todos a manterem vivos os valores de resistência, orgulho e esperança que nos foram legados por nossos ancestrais.
Coordenadora
NEABI
Kelly Cristine Martins dos Santos