Notícias
Trabalho articulado do Registro Acadêmico garante a matrícula de 256 ingressantes no Ifal Palmeira
Desde a semana passada, a equipe da Coordenação de Registro Acadêmico vem trabalhando de forma integrada nas matrículas dos aprovados no Exame de Seleção 2020
De forma assídua e integrada, a equipe da Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) trabalha desde a semana passada para a efetivação de matrículas de 256 novos alunos do Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios. São 216 novos estudantes para os cursos técnicos integrados e 40 para o curso subsequente em Segurança do Trabalho. A ação é possível devido à articulação de servidores e terceirizados deste setor e de outros.
Fátima Simone da Conceição, coordenadora de Registro Acadêmico há nove anos, conta que esta época é uma das mais movimentadas para a equipe, sendo também de grande responsabilidade, já que além de inserir os dados dos novos alunos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), eles são responsáveis pela inserção desses ingressantes no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e no Educa Censo.
“Temos uma grande responsabilidade por ser a CRA o primeiro contato que eles têm com o Ifal, por isso procuramos recebê-los da melhor forma possível para que eles fiquem com uma boa impressão da instituição para qual eles farão parte por alguns anos e também para que sintam-se acolhidos”, reforça a coordenadora.
Para os dias de matrículas foram mobilizados os quatro colaboradores que fazem parte do setor, além de mais 7 terceirizados. “Devido ao alto número de alunos que recebemos na semana passada, utilizamos o espaço do bloco de ensino para efetivação das matrículas. Lá separamos uma sala por curso com duas pessoas para o atendimento, além daquelas que ficaram na recepção. O modelo deu certo e as matrículas foram feitas”, diz.
Nesta semana, o campus recebe os aprovados no curso técnico Subsequente em Segurança do Trabalho e nesta segunda, 27, os suplentes convocados para 2ª chamada nos cursos técnicos integrados. A expectativa, segundo Fátima, é que caso essas turmas não sejam preenchidas, outras chamadas sejam realizadas até sexta-feira, 31.
Qualidade no atendimento
Quem esteve no campus para matricular sua filha que ficou como excedente em Edificações foi Daiane Marques. Elas aguardavam ansiosas por uma nova chamada no curso pleiteado por Maria Eduarda Marques. “A expectativa é grande e a ansiedade também. Eduarda queria muito entrar para o Ifal, por ser uma escola pública e de qualidade”, diz Daiane.
Sobre a matrícula a mãe da garota afirmou que deu tudo certo. “Fomos muito bem atendidas por pessoas educadas e eficientes. Tiraram nossas dúvidas quanto ao primeiro dia de aula (04 de fevereiro), horário de aulas e acerca do transporte. Enfim! É uma emoção e um sonho chegar até aqui”, conclui Daiane.