Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Suporte de Aprendizagem: campus Palmeira alia reforço escolar à Assistência Estudantil

por Monique de Sá publicado: 10/04/2018 13h07, última modificação: 10/04/2018 13h07

O Suporte de Aprendizagem 2018 do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, chega a sua fase final nesta terça-feira, 10. No total, foram 20 horas/aula de Português, 20 horas em Matemática e 20 horas em apresentações das ações de Assistência Estudantil (AE) da instituição. A ação pedagógica é regulamentada desde maio de 2015 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e traz a necessidade do reforço escolar nestas disciplinas.

14.jpgEm Palmeira, o Suporte teve início em 26 de março e destinou-se aos calouros dos cursos técnicos integrados em Edificações, Eletrotécnica e Informática. Cerca de 240 alunos foram beneficiados com a ação desenvolvida pela Diretoria de Ensino (DE) do campus e que tem como diferencial a inserção de 20 horas extras de introdução ao trabalho realizado pela Assistência Estudantil - formada pelos setores de Serviço Social, Psicologia e Médico do campus.

20180328_091503.jpgPor a Assistência Estudantil estar diretamente ligada à Diretoria de Ensino, então há essa busca para que o trabalho ocorra de forma integrada. Para o alunado, esta medida é de grande importância, pois mostra a ele a existência desse setor multidisciplinar, que mesmo sendo formado por técnicos administrativos, são pessoas que trabalham a educação, possibilitando ao discente uma maior aproximação com os diversos profissionais que compõem a Assistência”, ressalta a técnica em Enfermagem do campus, Celsa Tenório.

Ana Almeida, assistente social, participou no terceiro dia de Suporte e apresentou para os alunos as ações desenvolvidas pelo Serviço Social. Para ela, esses são espaços conquistados pela AE para disseminar as informações e fazer com que o aluno conheça a atuação dentro do campus. “É fundamental que eles entendam que não nos restringimos aos alunos atendidos pelo auxílio. Por isso, o Suporte traz essa oportunidade de nos apresentarmos e mostrar todos os nossos programas”, opina.

Programação diferenciada

20180327_092646.jpgDinâmicas, apresentações, músicas, noções de primeiros socorros. Uma programação diversificada foi montada e pensada pela AE, com o intuito de aliar aprendizagem e entretenimento para os novos ingressantes do Ifal.

Fátima Carnaúba, psicóloga do campus, é uma dessas responsáveis. Durante sua passagem pela ação pedagógica, ela conseguiu aliar música e realizou dinâmicas para que o alunado pudesse conhecer colegas de outras turmas. Além disso, ela propôs inicialmente um alongamento como forma de despertá-los para o que estava por vir.

Lidamos com jovens de 14 e 15 anos, então é necessário que incluamos atividades diferenciadas. Fiz uma dinâmica em que eles tivessem oportunidade de conhecer uns aos outros e não se restringir às suas turmas. A receptividade foi boa. Aproveitei o momento também para apresentar a eles os programas voltados à psicologia: o Programa Aprendizagem e Psicologia (PAP), Programa de Intervenção Psicológica (PIP) e o Programa de Orientação Profissional (POP)”, lembra Fátima.

20180328_093005.jpgOutra oportunidade que envolveu o alunado e atiçou sua curiosidade foi quando a técnica de Enfermagem e socorrista, Celsa Tenório, trouxe para eles noções de primeiros socorros. “Esta é uma prática que procuro sempre trazer, já que é uma forma de orientá-los, caso precisem. Isso minimiza o tempo de atendimento até a chegada do setor médico ao local em situações de emergência”, diz. Ela ainda adianta que a inserção da AE no Suporte é uma experiência exitosa que será levada para outros campi. “Vamos levar para as reuniões do Fórum Permanente de Assistência Estudantil (Forpae), a fim de que outros campi possam copiar e que a ideia não fique restrita apenas ao de Palmeira”, justifica.

Protagonismo estudantil

20180410_090803.jpgO clima era de muita ansiedade e a expectativa era grande entre os calouros. Enfim, eles dariam início ao Ensino Médio, em uma instituição, que até mesmo para ingressar há um diferencial: o exame de seleção. Foram 10 dias de suporte, 10 dias de aprendizado, de conhecimento da instituição e de suas políticas internas, período também de fazer amizades e estar apto ao curso que escolheram para suas formações.

20180410_090813.jpgO Suporte foi muito bom porque já temos uma ideia de como será nossos estudos no Ifal. Se não tivéssemos passado por isso com certeza o impacto seria maior. Fiquei feliz em saber também da Assistência Estudantil, pois é algo que pode nos auxiliar quando tivermos dificuldades, principalmente emocional”, diz a aluna Janaína da Silva, 15 anos, do curso de Edificações matutino, que se refere ao setor de Psicologia em sua fala.

Ruan Barbosa também é aluno de Edificações, mas do período vespertino. Ele também segue a opinião de sua colega de curso. “Esses dias foram importantes pois tivemos aulas e também conhecemos todo o Instituto. Além disso, tivemos mais aproximação com noss20180410_085654.jpgos professores, como Alane, que é de Matemática. Gostei muito do método de ensino dela, pois ela explica de um jeito que fica mais fácil”, relata o garoto de 15 anos, que menciona a docente Alane Alves.

Sobre o Suporte de Aprendizagem

Trata-se de uma ação pedagógica que se destina a assegurar aos alunos do Ifal condições de permanência, tendo em vista a conclusão com êxito de sua trajetória acadêmica. O programa tem como objetivos: garantir oportunidades de superação da defasagem de conhecimentos na Língua Portuguesa e Matemática apresentadas pelos ingressantes e reduzir os índices de retenção e evasão do Instituto.