Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Setor de Saúde do Ifal Palmeira promoverá sessões de Auriculoterapia para alunos
conteúdo

Notícias

Setor de Saúde do Ifal Palmeira promoverá sessões de Auriculoterapia para alunos

Ação faz parte da programação do Setembro Amarelo no campus

por Monique de Sá publicado: 30/08/2019 09h27, última modificação: 30/08/2019 09h35

Na próxima semana, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, entrará na campanha nacional de prevenção ao suicídio: o Setembro Amarelo. Com o intuito de trazer um alerta para a comunidade acadêmica e realizar atividades em prol dos alunos, a equipe de Assistência Estudantil promoverá ações referentes ao mês. Uma delas é a promoção de sessões de auriculoterapia para redução de níveis de ansiedade e de stress nos estudantes.

Os interessados terão todo o mês de setembro para realizar o agendamento no Setor de Saúde do campus, no horário de 8h às 10h, com a técnica em Enfermagem, Celsa Tenório. As sessões poderão ser marcadas no horário de auriculoterapia.jpgatendimento da profissional: de segunda a sexta, das 7h às 13h. “A técnica trata-se de uma terapia complementar que não oferece contraindicações nesta faixa etária. Os únicos casos em que há essa contraindicação são: discrasias sanguíneas, problemas de hemorragia, coagulação sanguínea, diabetes e em pessoas idosas. Por isso, antes das aplicações, faremos uma avaliação”, ressalta Celsa.

As sessões são realizadas de acordo com a necessidade do aluno. Para aqueles mais temerosos em relação à agulha, Celsa diz que utiliza também a técnica com sementes como forma de ganhar a confiança do aluno. “Se o estudante chega em crise, eu preciso reverter o quadro. Este tempo de reversão vai depender do organismo dele. Há casos mais demorados que outros. Eu liberarei o estudante assim que perceber que todo os sinais vitais estão estabilizados”, explica.

Sobre a inclusão e importância da terapia natural como atividade voltada para o Setembro Amarelo, ela destaca que a técnica trabalha com mais de 200 patologias, buscando o equilíbrio físico e fazendo com que a energia, que é vital ao corpo, volte ao seu equilíbrio.

“Existem pontos específicos na orelha em que quando há um estímulo, seja com a agulha ou sementes, você consegue fazer com que o equilíbrio do corpo volte. Quando falamos em ansiedade, falamos na liberação de neuroestimuladores e tudo isso vai ser eliminado com esta liberação. A auriculoterapia atua também na frequência cardíaca e na respiração. A técnica, além de ser de baixo custo e não ser invasiva, traz um bem-estar à pessoa”, finaliza Celsa.