Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Seleções para MOBFOG e OBA são realizadas no campus

Seleções para MOBFOG e OBA são realizadas no campus

por Monique de Sá publicado: 18/05/2018 16h10, última modificação: 18/05/2018 16h11

Duas grandes seleções ocorreram no campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, nesta quinta, 17, e sexta, 18: os lançamentos de foguetes para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) realizados pelos alunos da instituição; e a participação deles na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Desde o começo do ano, os estudantes da casa vêm se preparando para a MOBFOG, já que em fevereiro eles participaram de uma oficina, voltada para a construção de bases de lançamentos de foguetes de garrafa PET. No total, foram inscritos 30 alunos divididos em equipes. A maior distância, este ano, foi de 218 metros – atingida pela equipe do aluno, Ely Lima do 4º ano de Eletrotécnica.

Já quebramos o recorde da equipe do ano passado, que foi de 214 m. Pude compartilhar minha experiência com os outros integrantes, já que meus colegas de equipe das outras edições se formaram este ano e não estão mais no campus. Foi algo interessante e diferente por usarmos uma outra base”, diz Ely, líder do grupo, que conta também com os alunos Mirosmar Teixeira, de Eletrotécnica e Raquel Santos, de Informática.

21ª OBA

A sexta-feira foi dia também para realização da prova da OBA. O campus contou com a inscrição de 95 alunos. Manoel Pereira, professor de Física e responsável pela aplicação dos exames, detalha que a prova deste ano está em um ótimo nível para Ensino Médio, o que é confirmado pelas alunas de Edificações, Elma Marques e Lissane de Oliveira.

Esta é a primeira vez que fiz a OBA. Gostei da prova. Só que achei mais difícil do que a do ano passado. Como peguei provas das edições anteriores, fui percebendo que ela insere a mesma lógica na elaboração das questões, exigindo um bom conhecimento em Matemática e Física”, detalha Elma, que lembra que contou com a ajuda do ex-aluno Vinícius Barros, medalhista de ouro na Olimpíada.

Para Lissane, a expectativa em torno do resultado é grande: “não foi fácil, mas é uma prova didática que vai nos orientando de acordo com cada questão. Além das Exatas, temos também interpretação de texto e Geografia. Fico curiosa quanto ao resultado, mas não tenho como saber se seria premiada, pois é algo que depende também das notas dos outros participantes”, diz.

O professor Manoel lembra que a OBA consiste em apenas uma fase e pode classificar os alunos para alguns eventos em âmbito internacional e nacional, como a Jornada Espacial e o Space Camp, eventos cujos alunos do campus já participaram.

No Space Camp, os alunos ficam confinados, recebendo desafios voltados ao aeroespacial. Ano passado levamos dois alunos: Vinícius Barros e Natália Anjos, que estiveram acompanhados do ex-docente do campus, Ederson Matsumoto”, lembra Manoel.