Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Sábado letivo: da brincadeira entre amigos à banda de professores do Ifal

Sábado letivo: da brincadeira entre amigos à banda de professores do Ifal

publicado: 08/02/2018 08h44, última modificação: 08/02/2018 08h44

Por: Monique de Sá

Emerson Ferreira, Enoque Batista, Gregory de Almeida, Igor Rafael da Rocha, Jullyana Souza, Mahelvson Chaves e Ricardo de Lima. Nomes conhecidos em sala de aula pelos alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, mas você sabia que além da docência, eles têm uma segunda paixão? Sim! A música! O grupo de professores formam a eclética banda “Sábado Letivo”. O repertório é variado e se baseia em versões e covers de músicas nacionais e internacionais, englobando os gêneros que estão entre os preferidos pelos integrantes: rock, reggae e Música Popular Brasileira (MPB).

A banda surgiu de uma forma espontânea, em abril de 2017, quando o professor de Artes, Daniel Cavalcanti, iniciou o projeto de extensão “Pra toda sexta” do Artifal, em que toda sexta-feira alunos e servidores poderiam apresentar um número musical na cantina durante o intervalo das aulas. Inicialmente, foram chamados três professores para participar: Jullyana, Enoque e Gregory, mas eles sabiam da existência de outros talentos musicais no campus, por isso convidaram outros docentes para integrar a banda.

O nome criativo “Sábado Letivo” é ideia do guitarrista da banda, Mahelvson, professor do curso de Engenharia Civil. “Na época, queríamos algo que fosse do cotidiano dos professores e alunos e que gerasse algumas brincadeiras entre eles, e esse nome foi o que pareceu cumprir esse objetivo”, conta Mahelvson. Ele ainda ressalta que a resposta dos alunos e servidores da casa é bastante positiva para essa iniciativa.

“Os momentos em que tocamos sempre foram de confraternização ou em participação no projeto de extensão 'Pra toda sexta', então acreditamos que serve também de incentivo para todos se envolverem com os projetos e atividades do campus, já que os integrantes conseguiram encontrar algum tempo para se dedicar a uma outra atividade e sair um pouco da rotina”, diz o docente.

A banda, que nasceu de forma despretensiosa, costuma ensaiar às terças-feiras, em um estúdio em Palmeira dos Índios, local encontrado pelo professor do curso técnico de Informática, Igor Rafael, natural da cidade.

Vocalista da banda e professora de Segurança do Trabalho, Jullyana Souza afirma que a “Sábado Letivo” surgiu por um hobby e que eles nunca haviam pensado no lado profissional. “Fazemos porque gostamos muito de música e de nos reunir. O grupo foi a forma que encontramos de nos proporcionar isso com frequência. Já nos apresentamos no Congresso Acadêmico do Ifal (Conac), em Satuba; no projeto ”Pra toda sexta” e no encerramento da Gincana de aniversário do nosso campus”, finaliza Jullyana.

Confira o canal do youtube do professor Emerson com as apresentações da banda.