Notícias
Psicóloga do campus Palmeira dá dicas para controle de ansiedade no dia da prova do Enem
Sugestões trazidas pela especialista servem, também, para outros exames
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. Nesta etapa, que será realizada neste domingo, 11, a prova terá duração de cinco horas e englobará questões de Ciência da Natureza e de Matemática. Os portões fecharão no horário de Brasília às 13h e no horário local (Alagoas) às 12h. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, conversou com a psicóloga da unidade, Fátima Pimentel, com o intuito de trazer dicas para o controle de ansiedade dos alunos.
Para a profissional, manter a calma no dia do exame é fundamental para o sucesso na prova. “A ansiedade gera algumas dificuldades como sintomas de sudorese, taquicardia, tremores, o que pode afetar a concentração do candidato”, explica.
Confira as dicas para o dia separadas por ela:
1- Alimente-se de forma equilibrada e vista-se com roupas confortáveis. “É uma prova que leva muito tempo, logo é importante que o aluno hidrate-se. Além disso, ele deve ter uma alimentação leve”, diz Fátima.
2 – Saiba respirar. “Traz uma sensação de alívio a respiração feita de forma correta, sendo ela diafragmática, inspirando e soltando o ar. A respiração pelo diafragma comprova que temos mais oxigenação do que aquela feita de forma torácica, o que melhora a concentração e reduz o nível de ansiedade”, ressalta.
3 – Seu maior concorrente é você mesmo! “Não pense nos outros concorrentes, foque naquilo que você estudou. Nesta etapa, as questões envolverão cálculo, por isso não se apavore, respire fundo e comece pelas questões que você considera de maior facilidade”.
4 – Planeje seu percurso até a prova. “Sabemos que este é o segundo dia de provas, mas em qualquer exame, é necessário que o candidato veja o trajeto até o local de prova. Chegar em cima da hora gera uma ansiedade grande, podendo atrapalhar já que você dará início às questões estando agitado”, lembra a psicóloga.
5 – Não estude na véspera. “Tudo aquilo que você já tinha que aprender, você já fez o ano inteiro. No dia anterior não adianta estudar, é importante ter momentos de lazer: sair com amigos, divertir-se, assistir a um bom filme, ter bons momentos com a família. A revisão de prova na véspera pode ocasionar insegurança caso o aluno perceba que não está dominando um conteúdo”.
6 – No caso de dúvidas entre alternativas? Quando surgir essa dúvida passe para outra questão mais fácil. Outra dica: caso tenha dúvida entre duas alternativas, por ser questões de múltipla escolha, marque a primeira que você considerou mais correta. Estudos dize que essa tática tem 80% de chances de dar certo”, pontua a especialista.
7 – Último e mais importante passo: reconheça o que é ansiedade. “A ansiedade é algo pontual. É um ano inteiro dedicado àquele exame. O aluno vem passando por um processo estressante nos estudos. Quando o corpo sinaliza sintoma de tremores, é fundamental que ele pare e respire”, diz.
Fátima Pimentel possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1983) e pós-graduação Lato Sensu em Saúde Mental Infantojuvenil. Coordenou a Educação Especial e a Educação Básica - Secretaria Municipal de Educação-Palmeira dos Índios e é docente da Faculdade Cesmac do Sertão.