Notícias
Projetos de pesquisa do campus passam por avaliação parcial
Após esta fase, os projetos terão uma avaliação final durante o Eitic
Um total de 48 projetos de pesquisa nas modalidades Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e Pibiti (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) passaram pela etapa obrigatória de avaliação parcial. As análises foram feitas nos dias 20 e 21 de fevereiro no campus Palmeira, contando com a apresentação de trabalhos em diversas áreas como: Educação, Engenharia, Filosofia, entre outras.
Após esta fase, os projetos serão novamente avaliados (de forma conclusiva) durante o Congresso Acadêmico do Ifal (Conac), que abrange o Encontro de Inovação, Pesquisa, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic). Segundo o professor Manoel Pereira, coordenador de Pesquisa e Inovação do campus, a avaliação parcial vem para trazer um retorno para o alunado dos projetos apresentados.
“Este é o momento em que pode ser verificado o andamento das execuções do projetos, assim como traz um feedback de pessoas externas à pesquisa. Às vezes o aluno está tão envolvido que não percebe onde pode ser feita uma melhoria ou está pecando na execução do cronograma. Para o aluno que está nesse processo de formação, enquanto pesquisador, é de grande importância”, ressalta o docente.
Os projetos Pibiti e Pibic envolvem os cursos superiores, integrados e subsequente da unidade de ensino. Estiveram presentes nos dois dias, contribuindo para a formação da banca: o coordenador de TI do campus Palmeira, Alezy Oliveira; também do campus os professores, Flávio Melo, Maurício Ramos e Enoque Lima; Veridiana Gatto (docente do campus São Miguel) e Hemilis Barbosa (professora do campus Viçosa).