Notícias
Projetos de pesquisa do campus Palmeira são submetidos à avaliação parcial
Por: Monique de Sá
Nos dias 19 e 20 de março, os 38 projetos de pesquisa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, foram submetidos à avaliação parcial, etapa obrigatória para andamento dos projetos de pesquisa Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e Pibiti (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).
A banca foi composta pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação (PRPI), Carlos Henrique Almeida; e pelos professores: Marlos Pereira (Palmeira dos Índios), Ivan Santos (Piranhas), Matheus Torquato (Arapiraca) e Johnnatan Duarte (Maceió). Segundo Carlos Henrique, essa fase se faz de suma importância para as pesquisas, já que traz uma visão do andamento dos trabalhos.
“Trata-se de uma etapa que marca justamente a metade do período de 12 meses, no qual está sendo montado o projeto, permitindo para nós, enquanto avaliadores, perceber todo andamento e o quanto bolsista e orientador estão empenhados nesses trabalhos. Além disso, podemos auxiliá-los nas dificuldades, que são inerentes aos projetos de pesquisa”, explica o pró-reitor.
De acordo com o coordenador de Pesquisa e Inovação do campus, Manoel Pereira, o próximo passo é a apresentação dos trabalhos no Congresso Acadêmico do Ifal (Conac), que abrange o Encontro de Inovação, Pesquisa, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic).
“Após visualizarmos se está tudo de acordo com o cronograma dos projetos, eles terão até o final de julho para finalizar, entregando o relatório e os resultados obtidos, sendo todos eles convocados novamente para apresentar os resultados no Conac”, diz Manoel.
Confira o cronograma das apresentações com a lista de projetos e nomes dos coordenadores e estudantes envolvidos.