Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Projetos de ensino do Ifal Palmeira são encerrados com avaliação final

Projetos de ensino do Ifal Palmeira são encerrados com avaliação final

Avaliação ocorreu na última quarta, 18, através de uma banca com professores do campus

por Monique de Sá publicado: 19/12/2019 14h20, última modificação: 19/12/2019 14h27

Os projetos de ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, chegam à sua fase final. Nesta quarta-feira, 18, foram apresentadas as conclusões dos seis projetos que integraram a parte de ensino deste ano: Oficina de Ideias, Ultrapassando os muros do Ifal, Curso de Osciloscópio, Atualidades em Foco, Mais Exatas e Ciência da Natureza e Atletas da Programação.

banca.jpgOs trabalhos foram avaliados por uma banca formada pelos professores do campus: Regina Telles, Rodrigo Raposo e James Washington Alves; sob a supervisão do diretor de ensino, Israel Crescêncio. Os bolsistas de cada projeto apresentaram as ações desenvolvidas ao longo de 2019 e receberam um “feedback” da banca com orientações para melhorias dos projetos.

Segundo Rodrigo, o nível dos projetos foi bom, o que refletiu na propagação do nome do Ifal em congressos e olimpíadas do conhecimento. “Muito interessante a pluralidade desses trabalhos e o destaque que eles deram ao campus em eventos científicos e em olimpíadas com a obtenção de medalhas, por exemplo, na de Informática e Programação. Apreciamos os projetos no sentido de eles darem continuidade”, explica o docente.

foto2.jpgPara ele, um projeto que chamou bastante sua atenção foi o “Atletas da Programação”, que preparou os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). “Pela objetividade da ação, que trouxe resultados expressivos e serve de modelo para nós docentes. É um estímulo para que os alunos participem dessas olimpíadas, já que elas são o carro-chefe do nosso Instituto”, diz.

Uma dessas estudantes que teve seu trabalho avaliado foi Ellen de Lima, do 1º ano de Informática. Ela foi a bolsista responsável pelo projeto: “Ultrapassando os muros do Ifal: o envolvimento do aluno do Ifal Palmeira com a literatura oral por meio de causos populares”, feito em parceria com a professora de Língua Portuguesa, Danielle Gomes. O projeto teve como intuito levar a importância da cultura para os estudantes do campus, através de oficinas de contação de história, piquenique literário, rodas de conversa, etc.

Ellen.jpgÉ interessante notar que cada pessoa tem uma maneira diferente de contar uma mesma história e isso tem a ver com suas vivências e cultura. Fiquei um pouco ansiosa e nervosa com a apresentação, pois esta é minha primeira vez que apresento o projeto, mas achei muito legal, tanto que estou planejando um outro para o próximo ano”, detalha Ellen sobre sua experiência.

Conheça os outros projetos de ensino:

Mais Exatas e Ciência da Natureza:

O projeto foi destinado para estudantes que estavam se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enem.jpgfocado em disciplinas como: Matemática, Biologia, Química, etc, tendo como objetivo melhorar a aprendizagem dos estudantes nestas áreas de conhecimento, preparando-os para o Enem.

Curso de Osciloscópio

Com o intuito de entender e manusear um osciloscópio, o projeto foi voltado para alunos da área de Elétrica e surgiu a fim de contribuir no processo de ensino-aprendizagem desses estudantes, tendo como objetivo dar suporte à medição, à análise e ao diagnóstico de sinais elétricos/eletrônicos para o aluno sair da instituição dominando essa ferramenta.

foto1.jpgAtualidades em Foco

O projeto buscou preparar o estudante para os novos desafios que a vida o coloca, como vestibulares e o Enem, além de ampliar sua visão de mundo para enfrentar de forma consciente as temáticas que envolvem o contexto atual das sociedades, formando um senso crítico em questões do cotidiano.

Oficina de Ideias

O projeto nasceu da necessidade de trabalhar metodologias de aprendizagem ao construir estratégias de estudos para que os alunos possam criar rotinas e hábitos que o levem a “aprender a aprender” um determinado assunto.