Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Projeto do Ifal Palmeira disponibiliza no Play Store aplicativo que ajuda empreendedores da região
conteúdo

Notícias

Projeto do Ifal Palmeira disponibiliza no Play Store aplicativo que ajuda empreendedores da região

Seis estudantes da unidade de ensino participam do projeto de extensão tecnológica

publicado: 27/09/2021 14h44, última modificação: 29/09/2021 16h40

Por Leonardo Teles - estagiário de Jornalismo

Disponível para download desde a semana passada, na plataforma do Google Play, o aplicativo Páginas Amarelas é uma iniciativa desenvolvida por uma equipe do Campus Palmeiras dos Índios, composta pelo técnico de tecnologia da informação, Alezy Oliveira, em conjunto com seis estudantes da unidade. Com a proposta, aprovada e financiada pelo Programa IF Mais Empreendedor Nacional, eles buscam ajudar a pequenos, médios ou grandes empreendedores do Agreste alagoano a divulgarem seu negócio de forma gratuita.Página inicial do Páginas Ameralas.jpeg

A ferramenta possibilita a divulgação de diversos tipos de negócios da região, a partir de categorias, como alimentação, academia, agricultura, entre outros. Ao clicar em uma delas, na página inicial, o usuário terá acesso a uma lista dos empreendimentos cadastrados. Ao serem acessadas, são apresentadas informações, com uma breve descrição das empresas listadas, além de dados para contato, como e-mail e telefone.

De acordo com o coordenador do projeto, Alezy, a intenção por trás do projeto, além de inserir os alunos em uma experiência prática, voltada à extensão tecnológica, é auxiliar a comunidade local, com a criação de um banco de dados público e gratuito que reúna informações sobre empreendimentos diversos, comércio e serviços, que nem sempre são contemplados por aplicativos já existentes.

“Por exemplo, em qual aplicativo podemos encontrar uma manicure, um jardineiro ou uma oficina mecânica? Com o Páginas Amarelas o usuário pode encontrar tudo isso, sem custos para o empreendedor nem para o usuário”, esclarece coordenador do projeto.

O projeto começou as suas primeiras atividades em junho e finalizará no final de novembro. Os alunos participantes são José Willames; Victor Sá; Silvia Michele; Emanuel Cordeiro; Giselly e Joyce Vitória. Eles são alunos dos cursos de Informática, Eletrotécnica e de Edificações e se dividiram em tarefas de programação da interface gráfica, no banco de dados, design e aspectos de segurança envolvidos no aplicativo.

Acesse o aplicativo na Play Store.