Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Projeto de ensino que traz curso de osciloscópio está com inscrições abertas

Projeto de ensino que traz curso de osciloscópio está com inscrições abertas

Inscrições vão até 29 de setembro

por Monique de Sá publicado: 20/09/2019 10h36, última modificação: 20/09/2019 10h36

É aluno do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, e tem interesse em entender e manusear um osciloscópio? Os alunos de Sistemas Elétricos: Rawan Lisboa, José Irineu Ferreira e Cláudio Leandro da Silva, em parceria com o professor Gregory Almeida, estão com inscrições abertas para o projeto de ensino: “Curso de osciloscópio: suporte e medição, análise e diagnóstico de sinais de circuitos elétricos/eletrônicos”.

O projeto é destinado aos alunos de Eletrotécnica, Sistemas Elétricos e Engenharia Elétrica. Os encontros serão realizados às sextas-feiras, em dois turnos: das 8h às 10h e das 13h às 15h. Os interessados devem se inscrever através do link: https://doity.com.br/mini-curso-de-osciloscopio-digital ou do whatsapp: (82) 99673-9374.

“O curso surge a fim de contribuir no processo de ensino-aprendizagem desses estudantes, tendo como objetivo dar suporte à medição, à análise e ao diagnóstico de sinais elétricos/eletrônicos para o aluno sair da instituição dominando essa ferramenta tão importante e de grande utilidade na área, tornando possível ao profissional visualizar na tela sinais elétricos diversos, que são, por natureza, invisíveis a olho nu”, explica o voluntário do projeto, José Irineu.

Desta forma, através do osciloscópio, o observador pode analisar parâmetros elétricos, realizar serviços de reparação, manutenção e instalação de um equipamento. Através do curso, o aluno terá acesso a uma metodologia de ensino com aulas teóricas e práticas, envolvendo assuntos do básico ao intermediário.

“Para nossa preparação, pesquisamos bastante na Internet e achamos uma bibliografia de Newton C. Braga, em que ele aborda as principais dificuldades na utilização desta ferramenta e diferente de outros manuais, ele ensina na prática sua utilização, uma dificuldade encontrada por muitos alunos da área de Elétrica”, diz o monitor do projeto, Rawan.

Sobre a importância do osciloscópio, Rawan ainda acrescenta que este trata-se de um aparelho muito mais avançado que o multímetro, por exemplo. “Encontramos muitas pessoas que sabem usar o multímetro, que também é um aparelho para medição só que mais simplificado e que não mostra as formas de onda. O osciloscópio é um aparelho muito mais moderno que torna visível o sinal elétrico de forma gráfica em uma tela, sendo útil em várias áreas”, finaliza.