Notícias
Projeto de ensino que traz curso de osciloscópio está com inscrições abertas
Inscrições vão até 29 de setembro
É aluno do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, e tem interesse em entender e manusear um osciloscópio? Os alunos de Sistemas Elétricos: Rawan Lisboa, José Irineu Ferreira e Cláudio Leandro da Silva, em parceria com o professor Gregory Almeida, estão com inscrições abertas para o projeto de ensino: “Curso de osciloscópio: suporte e medição, análise e diagnóstico de sinais de circuitos elétricos/eletrônicos”.
O projeto é destinado aos alunos de Eletrotécnica, Sistemas Elétricos e Engenharia Elétrica. Os encontros serão realizados às sextas-feiras, em dois turnos: das 8h às 10h e das 13h às 15h. Os interessados devem se inscrever através do link: https://doity.com.br/mini-curso-de-osciloscopio-digital ou do whatsapp: (82) 99673-9374.
“O curso surge a fim de contribuir no processo de ensino-aprendizagem desses estudantes, tendo como objetivo dar suporte à medição, à análise e ao diagnóstico de sinais elétricos/eletrônicos para o aluno sair da instituição dominando essa ferramenta tão importante e de grande utilidade na área, tornando possível ao profissional visualizar na tela sinais elétricos diversos, que são, por natureza, invisíveis a olho nu”, explica o voluntário do projeto, José Irineu.
Desta forma, através do osciloscópio, o observador pode analisar parâmetros elétricos, realizar serviços de reparação, manutenção e instalação de um equipamento. Através do curso, o aluno terá acesso a uma metodologia de ensino com aulas teóricas e práticas, envolvendo assuntos do básico ao intermediário.
“Para nossa preparação, pesquisamos bastante na Internet e achamos uma bibliografia de Newton C. Braga, em que ele aborda as principais dificuldades na utilização desta ferramenta e diferente de outros manuais, ele ensina na prática sua utilização, uma dificuldade encontrada por muitos alunos da área de Elétrica”, diz o monitor do projeto, Rawan.
Sobre a importância do osciloscópio, Rawan ainda acrescenta que este trata-se de um aparelho muito mais avançado que o multímetro, por exemplo. “Encontramos muitas pessoas que sabem usar o multímetro, que também é um aparelho para medição só que mais simplificado e que não mostra as formas de onda. O osciloscópio é um aparelho muito mais moderno que torna visível o sinal elétrico de forma gráfica em uma tela, sendo útil em várias áreas”, finaliza.