Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Professores da rede municipal participam de capacitação no campus Palmeira

Professores da rede municipal participam de capacitação no campus Palmeira

Formação no Uso de Tecnologias na Educação foi o tema discutido na ação

por Monique de Sá publicado: 05/12/2018 12h25, última modificação: 05/12/2018 12h25

Foi na busca pela atualização do uso de novas tecnologias na área da educação que professores da rede municipal de ensino participaram ontem, 04, de uma capacitação promovida pelos docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios. Da importância da inovação à introdução de jogos em sala de aula, o evento trouxe uma resposta positiva entre os participantes, que se sentiram motivados a buscar novas metodologias.

capacitação2.jpgAs boas-vindas foram dadas pela coordenadora do curso de Informática e professora, Helynne Lima. A docente fez uma breve introdução acerca da necessidade de inovar, transformar e se adaptar ao mundo tecnológico onde vivemos. “A Informática já faz parte, direta ou indiretamente, do nosso dia a dia, por isso é fundamental que ela esteja inserida no contexto da sala de aula, até porque, as tecnologias despertam o interesse e a curiosidade dos alunos, fazendo com que aprendam de uma forma diferente”, ressalta.

A segunda parte da formação foi conduzida pelo professor Israel Crescêncio, responsável por mostrar na prática o uso da ferramenta Google Sala de Aula. De acordo com ele, trata-se de um serviço que cria uma sala de aula virtual, adiciona alunos, posta conteúdos diversificados (textos, vídeos, etc.).

capacitação4.jpgEstamos falando de uma ferramenta de fácil uso e que não exige que você seja da área de Informática. Além das variadas funcionalidades, com o Google Sala de Aula, o professor pode enviar perguntas à turma, criando questões e fazendo avaliações online”, explica o professor de Química, que utiliza a plataforma em suas aulas.

Um dos momentos que mais atiçaram a curiosidade do grupo foi a apresentação da ferramenta de aprendizagem Kahoot! O professor do campus, Glauber Ferreira, mostrou aos presentes o aplicativo que cria um jogo de perguntas e respostas (quiz) e pode ser utilizado no contexto de qualquer disciplina, além de envolver públicos variados: crianças, adolescentes, adultos, etc.

capacitação.jpgA prática também norteou os trabalhos durante a capacitação. “Fizemos momentos práticos com os participantes de forma que eles pudessem conhecer essas ferramentas tanto na visão do aluno, quanto na de um professor. Dessa forma, esperamos que esta pequena semente seja plantada e que eles ajudem a espalhá-la, inovando suas práticas educacionais e disseminando o aprendizado em seus ambientes de trabalho”, conclui Helynne.

Para a coordenadora da TV Escola e Multimídia, Madalena da Silva e uma das responsáveis por trazer o grupo da rede para o Instituto, a ideia é que outras parcerias como estas sejam feitas, já que houve uma resposta positiva por parte do público. “Hoje o docente sente a necessidade desta atualização no uso de novas tecnologias, pois os alunos querem o novo. Após a capacitação, capacitação3.jpgconversei com alguns professores e o retorno foi muito bom. Eles viram que não era algo que julgavam ser difícil e que o uso pode sim ser feito no ambiente escolar”, justifica.

Além dos docentes do campus, contribuíram para o bom andamento da ação: os monitores do Laboratório de Informática, Carlos Henrique, Ítala Mayara e Guilherme Firmino, que estiveram presentes a todo momento auxiliando em caso de dúvidas e nas atividades práticas da formação.