Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Professoras do Ifal apresentam pesquisas sobre mulheres e tecnologia em evento nacional da computação
conteúdo

Notícias

Professoras do Ifal apresentam pesquisas sobre mulheres e tecnologia em evento nacional da computação

Artigos apresentados no WIT 2025 destacam protagonismo feminino e envolvimento de estudantes do Campus Palmeira dos Índios em ações de iniciação científica
por Sâmia Cardeal publicado: 07/08/2025 09h21, última modificação: 07/08/2025 09h21

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Palmeira dos Índios esteve representado por duas pesquisadoras no Women in Information Technology (WIT), evento integrante do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2025), realizado de 20 a 24 de julho, em Maceió.

As professoras Viviane de Menezes Ramalho Souza e Suzy Kamylla de Oliveira Menezes, ambas da área de Informática, participaram como autoras e apresentadoras de dois artigos que abordam a presença e a valorização das mulheres na ciência e na tecnologia. Os trabalhos contaram com a participação de estudantes do curso técnico integrado em Informática do campus.

O primeiro artigo, “Mulheres Históricas e a Informática: Ada Lovelace - Inspirando Gerações”, teve origem nas atividades do IX Encontro de Iniciação Científica (IX EIC) do Ifal Palmeira dos Índios, e buscou resgatar a trajetória de Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história. O trabalho destacou sua influência como figura inspiradora para novas gerações, reforçando o papel histórico das mulheres na computação.

 Já o segundo, intitulado “Mulheres na Tecnologia: Destaques do Evento IFALTECH”, refletiu sobre a importância da representatividade feminina nos eventos científicos e tecnológicos promovidos pela instituição, valorizando a presença ativa de alunas e pesquisadoras nos espaços de produção e difusão de conhecimento.

O diretor-geral do campus, Roberto Fernandes, destacou a participação das docentes no evento nacional e reforçou o compromisso do Ifal com a ciência feita por mulheres:

"Nosso campus tem incentivado cada vez mais a participação de mulheres na pesquisa e em áreas tecnológicas. Essa presença no WIT 2025 é resultado de um trabalho sério de formação, inclusão e valorização das trajetórias femininas na ciência. É um orgulho ver nossas professoras e estudantes ocupando esses espaços com qualidade e protagonismo", afirmou o diretor.