Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Professora do Ifal Palmeira trata de metodologia PBL durante palestra para docentes

publicado: 07/02/2018 11h34, última modificação: 07/02/2018 11h34

Por: Monique de Sá

Como forma de compartilhar sua experiência obtida através do intercâmbio feito na Finlândia, em 2015, a professora Sheyla Marques, representando o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), participou na noite desta terça-feira, 06, da Reunião Docente da Faculdade Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (SEUNE), em Maceió. O tema do encontro foi “Desafios da Docência Universitária no Século XXI: interface entre perfil discente, processo de ensino-aprendizagem e a profissão docente”.

Durante sua apresentação, Sheyla tratou da metodologia de aprendizagem PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos), fruto do estudo trazido após os sete meses de intercâmbio no país nórdico. “A utilização do PBL eleva a motivação dos estudantes à medida que promove a discussão de problemas próximos. Nessa metodologia de ensino-aprendizagem, o aluno deixa de ser sujeito passivo e passa a ser ativo, e o professor, neste caso, é um mediador lançando problemas para que os alunos resolvam e construam seu conhecimento”, explica a docente.

Ela ainda contou que após retornar da experiência na Finlândia, ela aplicou o método para seus alunos das disciplinas Materiais I e II, no campus de Palmeira dos Índios. “Primeiro defini um problema: vocês terão que entregar ao término da disciplina um serviço ou projeto que diminua o impacto ambiental causado pela construção civil. Dividi em equipes, levantamos hipóteses e à medida que nos encontrávamos, eles traziam possíveis soluções para a problemática”, conta.

O resultado foi tão satisfatório que quatro projetos tiveram destaque e um deles foi selecionado para conferência na Grécia: “Análise do comportamento da borracha de pneus inservíveis na fabricação de pisos”, além de “Análise do concreto com incorporação da fibra de papel kraft proveniente da embalagem de cimento”, “Aproveitamento de copos descartáveis pelo processo de sulfonação para fabricação de argamassa para revestimento” e “Incorporação das cinzas de bambo para fabricação de concreto”.

Ao final, Sheyla apresentou aos participantes ferramentas de ensino, como: Padlet, Scrum e Kahoot!. Entre os presentes estiveram as professoras Maria do Carmo Oliveira (SEUNE), Ana Lydia Vasco (SEUNE), Rosana Vilela (Ufal) e os professores pertencentes ao quadro funcional da faculdade.