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Professor do Ifal Palmeira ministra curso sobre novo modelo de avaliação de Kata em competições
A convite da Confederação de Karatê Interestilos do Brasil (CKIB), o professor de Educação Física do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, Marcos André Rodrigues, esteve nos dias 06 e 07 de março na cidade de Aracaju-SE, ministrando um curso teórico e prático sobre avaliação de Kata em competições. O encontro reuniu 30 árbitros de diferentes estados e teve como proposta o desenvolvimento de um modelo confiável cientificamente de avaliação da modalidade.
O Karatê é uma arte marcial e que por sua questão desportiva passa a ser uma modalidade esportiva também. Considerando o Karatê como esporte, há várias formas de atuação, tendo destaque duas: Kata (performance que o indivíduo faz sozinho ou em equipe de forma sincronizada, mostrando movimentos específicos de cada estilo de Karatê) e o Kumite que se refere à luta, ao combate.
“Como sou filiado à Confederação desde 2009, aceitei o convite do presidente, professor Fernando Rocha, para discutir essa questão. A ideia é implantar nacionalmente um modelo (protocolo) de avaliação do Kata com critérios claros e objetivos para que assim seja aplicado nas competições com um nível de competição igual ou maior a 95%”, explica Marcos.
O protocolo é necessário por trazer parâmetros mais objetivos à modalidade, já que antigamente um dos primeiros métodos de avaliação utilizava a comparação entre os competidores, o que tornava a avaliação subjetiva. “O objetivo é criar um instrumento eficiente e que os árbitros precisem saber o que avaliar e a partir daí atribuir um juízo de valor e que este não tenha variações entre os avaliadores”, detalha o docente, que é faixa preta na arte marcial.
Este ano, é pretensão de Marcos desenvolver um projeto de pesquisa no Ifal para a criação de um software de auxílio à arbitragem nesta perspectiva. “Acredito que seja algo inédito e voltado para o desenvolvimento de tecnologia, um dos objetivos principais da nossa instituição”, conclui.