Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Professor do Ifal Palmeira dos Índios participa de debate nacional sobre trabalho docente na UERJ
conteúdo

Notícias

Professor do Ifal Palmeira dos Índios participa de debate nacional sobre trabalho docente na UERJ

Mesa discute plataformização, condições de trabalho e saúde docente com pesquisadores de referência
por Sâmia Cardeal publicado: 23/11/2025 22h21, última modificação: 23/11/2025 22h23

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Palmeira dos Índios, terá representação em um dos debates mais relevantes sobre os desafios contemporâneos da docência no Brasil. O professor Pedro Teixeira foi convidado a integrar a mesa “A Plataformização do Trabalho e o Adoecimento Docente”, promovida pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho, Educação e Sociedade (NEPTES) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O encontro reunirá pesquisadoras e pesquisadores que investigam os impactos da digitalização, da intensificação das plataformas educacionais e das novas dinâmicas do capitalismo digital sobre o trabalho docente. Além do professor Pedro, participam a professora Soraya Conde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a professora Suzana Semientcoski, da Rede Municipal de Florianópolis, e a professora Rafaela Vargas, da Rede Municipal de Ensino.

A atividade será realizada no dia 25 de novembro, às 18h, no auditório do PPFH-UERJ, integrando também o ciclo de pré-lançamento do livro “Reconfigurações do trabalho docente pós-2020: ser professor(a) na era do capitalismo digital, plataformização e reformas educacionais”, que será publicado em breve.

Para o diretor-geral do Ifal Palmeira dos Índios, Roberto Fernandes, a participação do docente evidencia a força acadêmica do campus e seu compromisso com debates estruturantes para a educação pública.
“Ver um professor nosso ocupando espaços de diálogo tão qualificados é motivo de orgulho. O trabalho do professor Pedro fortalece toda a Rede Federal, trazendo reflexões necessárias para compreender os desafios e as exigências que recaem sobre professores em um contexto de transformações aceleradas”, destacou o gestor.