Notícias
Professor do Ifal Palmeira dos Índios participa de debate nacional sobre trabalho docente na UERJ
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Palmeira dos Índios, terá representação em um dos debates mais relevantes sobre os desafios contemporâneos da docência no Brasil. O professor Pedro Teixeira foi convidado a integrar a mesa “A Plataformização do Trabalho e o Adoecimento Docente”, promovida pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho, Educação e Sociedade (NEPTES) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O encontro reunirá pesquisadoras e pesquisadores que investigam os impactos da digitalização, da intensificação das plataformas educacionais e das novas dinâmicas do capitalismo digital sobre o trabalho docente. Além do professor Pedro, participam a professora Soraya Conde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a professora Suzana Semientcoski, da Rede Municipal de Florianópolis, e a professora Rafaela Vargas, da Rede Municipal de Ensino.
A atividade será realizada no dia 25 de novembro, às 18h, no auditório do PPFH-UERJ, integrando também o ciclo de pré-lançamento do livro “Reconfigurações do trabalho docente pós-2020: ser professor(a) na era do capitalismo digital, plataformização e reformas educacionais”, que será publicado em breve.
Para o diretor-geral do Ifal Palmeira dos Índios, Roberto Fernandes, a participação do docente evidencia a força acadêmica do campus e seu compromisso com debates estruturantes para a educação pública.
“Ver um professor nosso ocupando espaços de diálogo tão qualificados é motivo de orgulho. O trabalho do professor Pedro fortalece toda a Rede Federal, trazendo reflexões necessárias para compreender os desafios e as exigências que recaem sobre professores em um contexto de transformações aceleradas”, destacou o gestor.