Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Professor do Ifal Palmeira apresenta projeto sobre educação e realidade aumentada em São Paulo

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 03/04/2023 17h00, última modificação: 03/04/2023 17h02

Nos dias 23 e 24 de março, Eliédson Rafael, professor do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Campus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), participou do evento Bossa Summit 2023,em São Paulo. O evento contou com a presença de representantes de grandes empresas, instituições de ensino, personalidades do meio digital, investidores, startups e empreendedores.

O professor foi convidado pelo SEBRAE-AL para apresentar o projeto EdRA (Educação & Realidade Aumentada), ferramenta que tem como objetivo aprimorar o processo de aprendizagem de Matemática, Física e Química do Ensino Médio. Através da aplicação de simulações de experimentos e situações práticas em Realidade Aumentada, o projeto EdRA busca proporcionar aos estudantes uma experiência mais imersiva e motivadora para o aprendizado, tornando as aulas mais interessantes e atrativas.

Para Eliédson Rafael, a tecnologia tem um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação, especialmente em um momento em que as demandas do mercado de trabalho estão cada vez mais exigentes e dinâmicas.

"O formato tradicional de aula acaba sendo, em sua maioria, desmotivador para os alunos, que já nasceram imersos no uso de tecnologia. Isso tende a dificultar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, fornecemos às instituições de ensino atividades didáticas gamificadas em Realidade Aumentada, que buscam promover mais engajamento e imersão no aprendizado", afirmou o professor.

De acordo com o docente, a participação no Bossa Summit foi a oportunidade de apresentar o projeto EdRA para um público diversificado e contribuir para o debate sobre o papel da tecnologia na educação. Vale ressaltar que o projeto foi aprovado em dois editais nacionais de incentivo à inovação, Programa Centelha e o Startup Nordeste do SEBRAE.