Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Produção audiovisual do Ifal Palmeira é exibida durante Festival de Arte e Cultura do Conac

por Monique de Sá publicado: 25/09/2018 18h28, última modificação: 25/09/2018 18h28

Dentro do II Festival de Arte e Cultura do Conac, o campus Palmeira trouxe para o público produções de curta-metragens produzidos por alunos do curso de Informática do Instituto. A mostra de cinema faz parte do projeto de extensão Balaio de Artes e é desenvolvida por um núcleo específico, que surgiu no ano passado.

O grupo explicou como as produções foram feitas e exibiram os audiovisuais que arrancaram boas gargalhadas do público e também muita emoção no momento em que foi veiculado um documentário em homenagem ao professor de Artes, Jorge Schutze, falecido no ano de 2016. Sarau Azul, Aliens Invasion e São e Salvo são os títulos das obras.

Segundo o professor de Artes e idealizador do Balaio, Daniel Cavalcanti, o Núcleo de Cinema surgiu de um anseio dos próprios alunos. "Todo ano letivo, eu finalizo os dois últimos meses trabalhando o cinema com as turmas. Eles gostaram tanto que me procuraram e pediram para que fosse incluído no Artifal (Programa Institucional de Extensão do Instituto Federal de Alagoas). Então hoje eles vão falar sobre essas experiência e mostrar esses trabalhos", explica.

O próximo passo, após a grande estreia no Conac, é levar as produções para um sábado letivo no campus. "Temos comédia, drama, tudo feito com smartphone. O Balaio de Artes permite essa conversa entre as vertentes artísticas", diz Daniel.

Amanhã, 26, haverá mais uma apresentação do projeto de extensão, mas, desta vez, os estudantes partirão para o lado musical e trarão para o público, o Experiências Sonoras, com o grupo: Trupe Sonora, trazendo no repertório músicas do cancioneiro popular e infantil brasileiro, canto indígena e português. Além de cantoras e cantores, a Trupe conta, também, com instrumentistas.