Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Prevenção e fatores de risco do câncer de mama são discutidas em roda de conversa no campus

Evento foi realizado no auditório durante toda esta quarta, 23

por Monique de Sá publicado: 24/10/2019 13h00, última modificação: 24/10/2019 13h14

Em uma roda de conversa, nos três turnos, a equipe de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, convidou profissionais da área de saúde para falar da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação faz parte do projeto “Prevenção além da cor”, voltado à discussão de diversos tipos de câncer, independentemente das cores e meses alusivas a ele.

O evento foi realizado nesta quarta, 23, e teve a participação de profissionais no Núcleo de Apoio à Saúde da Família plateia.jpg(NASF) da Prefeitura Municipal: Werlândia Duarte (fisioterapeuta), Rosângela Gonçalves (enfermeira), Soraya Albuquerque (assistente social), além da equipe de Assistência Estudantil do campus: Celsa Tenório e Cícera Albuquerque, ambas enfermeiras e Fátima Carnaúba (psicóloga).

Em sua fala, Werlândia lembrou que o câncer de mama é o segundo que mais mata pessoas no Brasil, por isso a prevenção e a promoção de ações de saúde são fundamentais para a redução dessas estatísticas.

“O município dispõe hoje de um programa voltado à detecção do câncer de mama, através do uso da mamografia, disponível para mulheres de 50 a 69 anos. Este exame deve ser realizado a cada exame.jpgdois anos, por conta das radiações, que feitas em grande frequência também pode causar a doença. Essas mulheres podem procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar a guia. Este mês, o exame está aberto para todas as mulheres, independente de idade”, frisou a fisioterapeuta.

Como o público da ação foram os alunos e alunas do Ifal dos cursos técnicos e superiores, em sua maioria com idade entre 14 e 25 anos, ela lembrou que a prevenção para esses jovens pode se dar através de atividades físicas regulares, manutenção do peso corporal, alimentação saudável, entre outros. “Para aquelas jovens que já são mães, lembramos que a amamentação previne o câncer de mama, como também a obesidade infantil”, frisou Werlândia.

ceproal 2.jpgDurante o evento, houve a participação durante todo o dia dos estudantes do curso técnico em Enfermagem do Centro Profissionalizante de Alagoas (Ceproal). Eles estiveram com ações de aferição dos sinais vitais da comunidade acadêmica do campus e explanações sobre o autoexame das mamas.

Em novembro, as ações do “Prevenção além da cor” seguem, desta vez voltadas ao câncer de próstata.