Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Política de Assistência Estudantil é discutida no Ifal Palmeira durante oficina

Política de Assistência Estudantil é discutida no Ifal Palmeira durante oficina

por Monique de Sá publicado: 04/05/2018 11h59, última modificação: 04/05/2018 12h03

Como forma de ouvir alunos, servidores e gestores, foi realizada durante esta quinta-feira, 03, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, uma ação itinerante da equipe da Diretoria de Políticas Estudantis (DPE). A oficina foi dividida em três momentos e teve como objetivo principal avaliar e acompanhar as ações da equipe de assistência estudantil na instituição.

Este trabalho é desenvolvido pela DPE desde 2012 e visa fazer um diagnóstico, abarcando problemas a serem resolvidos para que se possa melhorar ao máximo as ações destinadas aos alunos. O primeiro momento foi aberto para o corpo discente, em que foram apresentadas para eles as normativas da Política de Assistência Estudantil. Elton Barros, diretor de Políticas Estudantis, destaca a importância de ter um diálogo com tais grupos de forma separada.

“É necessário para que o aluno se sinta à vontade para fazer suas reivindicações. Quando temos esse retorno, principalmente dos alunos, é que podemos perceber se estamos fazendo um trabalho bem feito ou não. Além desse momento, temos, também, a realização do Fórum Permanente da Assistência Estudantil (Forpae), que visa contribuir para a inclusão social, permanência e o êxito acadêmico dos estudantes do Instituto”, explica Elton, que adianta que a próxima edição do Fórum ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho, em Maragogi.

Representante legal no Forpae dos cursos superiores do Ifal e aluno de Engenharia Civil do campus, Arthur Porto conta que a manhã foi proveitosa e os diálogos ocorreram de forma mais tranquila. Ele adianta que uma das propostas que entraram na deliberação foi a renovação do Grêmio Estudantil.

O atendimento as nossas demandas está ocorrendo de forma mais efetiva. Estamos tratando de ações vão garantir um melhoramento tanto da AE aqui do campus, como podem ser usadas em outros lugares, acarretando uma maior interação entre os discentes e o setor. Uma das nossas propostas trazidas é a introdução do Grêmio Estudantil dos cursos técnicos, já que atualmente não existe. É importante ter essa ponte entre alunos e instituição – para que se possa assegurar direitos”, diz Arthur.

Após o momento entre estudantes e DPE, foi a vez da equipe de AE do Ifal Palmeira. Os servidores puderam ouvir as demandas passadas pelos alunos, como também avaliar propostas de melhorias para o atendimento no setor. “O objetivo desse encontro é melhorar cada dia mais nossa assistência a esses alunos através desses relatos. Assim, podemos identificar nossos erros e acertos”, ressaltou Celsa Tenório, técnica de Enfermagem do campus.

Estiveram à frente da ação: Elton Barros, diretor de Políticas Estudantis; Jonison Alves, coordenador de AE; Adriana Paula Nogueira, coordenadora de Projetos de Políticas Estudantis e Emanuelle Teixeira, coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar.