Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Plantão Pedagógico: Ifal Palmeira aproxima familiares da rotina escolar

Plantão Pedagógico: Ifal Palmeira aproxima familiares da rotina escolar

por Monique de Sá publicado: 18/09/2018 11h53, última modificação: 18/09/2018 11h58

Mais uma edição do Plantão Pedagógico foi realizada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, nesta terça-feira, 18. A iniciativa tem como objetivo aproximar pais e responsáveis da instituição, visando que estes acompanhem de perto o desempenho escolar de seus filhos. Voltado para os cursos técnicos integrados, o plantão contou com três momentos: recebimento dos boletins, reunião no auditório e momento particular entre pais e professores das mais variadas disciplinas.

20180918_081853.jpgAs boas-vindas foram dadas pelo diretor de ensino, Maurício Ricardy e também pelo chefe de departamento de Ensino Técnico, Rodolfo Santos, e pela pedagoga Fátima Borges. Para Rodolfo, o momento é necessário para o desenvolvimento escolar do estudante. “O tripé: escola, família e comunidade é fundamental neste processo. É importante que os pais venham até a escola para saber o funcionamento dela, quais disciplinas o filho estuda, sua rotina e com isso nos auxiliar, já que alguns estudantes estão com rendimento baixo”, explica.

Neste estreitamento de diálogo entre escola e família, ele lembrou também a necessidade de o aluno fazer uso da monitoria a seu favor. “Este recurso é suporte para aprendizagem dos nossos alunos, por isso o interessante é que eles procurem nossos monitores com antecedência e não na semana das avaliações. Estamos sempre indo às salas, convidando e mostrando a importância da monitoria”, diz Rodolfo.

20180918_084831.jpgA reunião é uma ação da Diretoria de Ensino (DE) em parceria com o Departamento de Ensino Técnico (DET) e com a equipe de Pedagogia do campus. O retorno dos pais é positivo quando questionados sobre a iniciativa.

Hoje terei a oportunidade de conversar com o professor de Filosofia, pois percebi que minha filha ficou com dificuldade na matéria. Mesmo ela conseguindo recuperar a nota, sinto essa necessidade. Desde que Eduarda entrou para o Ifal vejo que cada vez mais ela está interessada pelos estudos. Há momentos em que o celular fala mais alto, mas eu brigo e ela acaba voltando aos livros”, conta Suziana Costa, mãe de Maria Eduarda Costa, do 1º ano de Edificações.

20180918_084035.jpgOrgulhosa do seu filho, Jan Carlos Santiago, do 2º ano de Eletrotécnica, Claudijane Santiago, sempre ativas nas reuniões, ressalta que mesmo com algumas dificuldades, o garoto vem se saindo bem no Ifal. “Pretendo ir atrás de todos os professores para saber como anda meu filho. Aqui o ensino é puxado, mas vejo que aos poucos ele está 'chegando lá'. É importante estarmos aqui para essa conversa e também para saber como anda o comportamento de Jan”, justifica a dona de casa.

O Plantão Pedagógico segue nesta tarde com sua programação normal. A partir das 13h haverá entrega dos boletins e às 14h reunião geral e encontro com professores.

20180918_081222.jpg