Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Pesquisas desenvolvidas no campus Palmeira são apresentadas durante o V Contecc

Pesquisas desenvolvidas no campus Palmeira são apresentadas durante o V Contecc

Projeto sobre aplicativo ambiental para gestão de resíduos sólidos é escolhido entre os mais relevantes

por Monique de Sá publicado: 24/08/2018 11h26, última modificação: 28/08/2018 09h30

De 22 a 24 de agosto está sendo realizada a 5ª edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que ocorre dentro da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA). O evento, conhecido como o maior na área tecnológica do Brasil, tem como objetivo a divulgação dos trabalhos técnicos científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições, com temáticas diretamente ligadas ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira.

Este ano, o tema do SOEA é “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil” e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, tendo diversas pesquisas sendo desenvolvidas na área, conta com a participação de alunos e professores, que estão apresentando suas produções no evento.

ConteccÉ o caso do docente Marlos Alan Pereira, professor do curso técnico em Segurança do Trabalho e do superior em Sistemas Elétricos. Ele teve seu trabalho escolhido como um dos mais relevantes para o congresso entre os 734 projetos inscritos, por isso além do banner, ele fará sua apresentação em formato oral.

A ideia do professor é inovadora e traz um aplicativo (Ambiental MCZ) para gestão de resíduos sólidos de classe I (aqueles que apresentam risco à saúde pública e ao meio ambiente) para aplicação em Maceió-AL, auxiliando os moradores no tratamento e no descarte desses respectivos resíduos.

“A principal intenção é que ele seja um aplicativo simples e prático que funcione em qualquer aparelho móvel, levando educação ambiental em uma linguagem acessível e auxiliando o cidadão no descarte de resíduos tóxicos. Espera-se que esse aplicativo gere um impacto positivo diminuindo e/ou eliminando a quantidade de resíduos de Classe I descartados no meio ambiente”, explica o professor.

ConteccTal impacto poderá ser examinado e quantificado através de avaliações dos dados gerados e armazenados no aplicativo. “Esses dados servirão para fazer um balanço geral da quantidade de resíduos coletados após o lançamento do aplicativo, resíduos que provavelmente seriam descartados em meio ambiente ou receberiam outros fins inapropriados para a saúde ambiental de Maceió”, ressalta Marlos.

Melhorias no processo ensino-aprendizagem

Os alunos do curso de Sistemas Elétricos, preocupados com a melhor compreensão dos estudantes em sala de aula, estão desenvolvendo kits para experimentos didáticos. “A ideia é que esse kits sejam destinados ao próprio Instituto, com o intuito de os alunos trabalharem o estudo com experiências da disciplina 'Eletrônica de Potência' para assim, estreitando o relacionamento entre prática e teoria, na didática utilizada pelo professor, ajudá-lo em sua explicação”, relata José Aneilson da Silva, do 5º período do curso.

A pesquisa, que tem como orientador o professor Gregory Arthur de Almeida, visa melhorar a qualidade do ensino, fazendo com que o estudante tenha uma visão mais próxima do mercado de trabalho e não apenas limite-se ao conteúdo teórico.

“Além disso, o kit didático está sendo elaborado a partir de materiais considerados lixos eletrônicos, como telas de computador descartadas, o que demonstra a preocupação do projeto com a questão ambiental. Para nós, é de suma importância estar presente em um evento como o Contecc, pois aqui temos a possibilidade de trocar ideias e aprender com pessoas qualificadas, trazendo novos horizontes”, diz Aneilson.

Conheça outros trabalhos apresentados no V Contecc do Ifal Palmeira:

Autor (es)

Orientador

Aplicativo para Gestão de Resíduos Sólidos de Classe I no município de Maceió-Al

Marlos Alan Pereira

Docente

Estudo e Desenvolvimento de Kits para experimentos didáticos em Eletrônica de Potência – módulos Retificadores Controlados

Edgar Azevedo e José Aneilson da Silva

Gregory Arthur de Almeida

Estudo e Desenvolvimento de Kits para experimentos didáticos em Eletrônica de Potência de Retificadores Não Controlados

José Aneilson da Silva e José Irineu Ferreira

Gregory Arthur de Almeida

Determinação do Fator de Redução de Resistência em Concreto com Incorporação de Resíduos da Construção Civil

Erros em Orçamentos de Obras Públicas induzidos pela Base Referencial

Jesimiel Pinheiro

Estudo de Viabilidade da Aplicação de Resíduos de Gesso em Argamassa de Assentamento para Alvenaria de Bloco Cerâmico

Caracterização do Solo Aplicado em um Aterro da BR-316

Alessandra dos Santos, Erick Rógenes Soares

Májores Omena e Taíse Monique de Oliveira

Investigação Geotécnica de Laboratório no Projeto da Barragem João Gomes Alessandra dos Santos, Erick Rógenes Soares  Taíse Monique de Oliveira

Confira o capítulo do professor Marlos Pereira, publicado no e-book oriundo do Contecc. Ver capítulo 04.