Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Pesquisa de servidora do Ifal Palmeira é apresentada durante evento científico de Odontologia em SP

por Monique de Sá publicado: 06/09/2018 09h30, última modificação: 06/09/2018 09h30

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios teve representação na 35ª reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), através da técnica de Enfermagem do campus, Celsa Calheiros. Após passar pelo Programa de Incentivo à Qualificação dos Servidores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) do Ifal, ela teve uma bolsa de mestrado custeada na área de Saúde e na última terça-feira, 04, ela pôde apresentar sua pesquisa no evento, realizado em Campinas-SP.

Tratando do tema “Doença Periodontal e Diabetes Mellitus: conhecimentos e práticas dos profissionais de saúde da atenção básica”, Celsa teve como intuito, em sua dissertação de mestrado, avaliar o conhecimento e as práticas profissionais integrativas de enfermeiros, médicos e cirurgiões-dentistas sobre a inter-relação entre doença periodontal (em torno dos dentes) e o Diabetes. Segundo ela, as infecções bucais levam ao estímulo da resposta inflamatória, aumentando a resistência dos tecidos à insulina, o que provoca a piora do controle glicêmico.

Celsa e pesquisa.jpgA manutenção da saúde bucal em usuários diabéticos é papel de toda equipe da Estratégia Saúde da Família. Desta forma, é importante que haja um trabalho integrado entre a equipe de Saúde Bucal com enfermeiros e médicos para possibilitar uma atenção adequada às pessoas, contribuindo para a manutenção de sua saúde e bem-estar”, explica a pesquisadora.

Para Celsa, a experiência da qualificação profissional foi de suma importância, trazendo um vasto conhecimento na área de pesquisa o qual poderá ser utilizado em seu ambiente de trabalho e entre os alunos do Ifal. “No trabalho com os adolescentes do campus, muitas vezes são gerados dados e acabamos não produzindo nenhuma evidência científica por não saber lidar com tais informações. O objetivo agora é devolver esse investimento para a instituição, melhorando a minha organização do meu ambiente de trabalho e gerando resultados das ações desenvolvidas pela Enfermagem”, ressalta a profissional.

Participar da SBPqO, maior evento científico em Odontologia do país, proporcionou à técnica uma maior aproximação com pesquisadores da área. Celsa ainda adianta que haverá um terceiro passo na realização do seu trabalho.

Foi fundamental para que pudesse ter contato com conteúdos novos na área e também conhecer outros profissionais da saúde. A pesquisa ainda não foi finalizada, por isso a terceira etapa do estudo é divulgar o resultado dele para os profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) pelas quais passei”, conclui.