Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Pedagogia do Ifal Palmeira disponibiliza orientações online de estudos para discentes

Serviço pode ser solicitado através do e-mail: coordpedagogica@ifalpalmeira.edu.br

por Monique de Sá publicado: 24/04/2020 10h23, última modificação: 24/04/2020 10h35

Neste período de quarentena, é tempo de otimizar as horas livres e revisar aquelas matérias de mais dificuldades e organizar rotinas de estudos. Pensando nisso, o setor de Pedagogia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, está trazendo uma novidade que antes era desenvolvida presencialmente: a elaboração online de cronogramas de estudo, instrumento que auxilia o estudante a planejar ações e realizar o estudo contínuo dos componentes curriculares e demais atividades.

Caso o aluno tenha interesse, ele pode entrar em contato com a Coordenação Pedagógica do campus e solicitar o serviço, através do e-mail: coordpedagogica@ifalpalmeira.edu.br . Segundo a coordenadora pedagógica, Angeline Castro, a orientação de estudos consiste no planejamento, junto ao estudante, da sua rotina de estudos em casa.

Quando fazemos essa orientação, buscamos nos aproximar do aluno e entender como funciona sua rotina fora da escola, quais seus objetivos com os estudos, qual o tempo ele tem para estudar, entre outras questões. A partir dessa aproximação, organizamos, junto a ele, um cronograma semanal de estudos com os dias, horários e os componentes curriculares que ele revisará em casa”, explica a pedagoga.

Este momento, de acordo com Angeline, é importante para que o estudante perceba que o processo educativo não se resume à escola e que é fundamental que ele tenha uma rotina de estudos extraclasse. “Para isso, apresentamos, também, dicas para otimizar e significar os estudos, mostrando que estudar requer compromisso. Bem como, indicamos os programas e os projetos institucionais que podem contribuir para o aprendizado deles”, ressalta.

Neste período de isolamento social como forma de prevenção à Covid-19, o setor vem orientando os alunos e alunas a manterem uma rotina de estudos, buscando revisar o que foi estudado no primeiro bimestre e também se aproximando dos novos conteúdos.

Atualmente o setor de Pedagogia do campus é formado pelas técnicas: Angeline Castro, Cristiane Wanderlei, Edilene Torres e Rafaella Nunes. A coordenação desenvolve além das “dicas de estudos”, outras atividades como: orientação no tocante aos projetos pedagógicos dos cursos, orientações sobre normas de Organização Didática do Ifal.

Além disso, fazemos atendimento individual aos estudantes e seus responsáveis e aos docentes e realizamos encaminhamentos dos alunos a outros setores como: Psicologia, Serviço Social, entre outros”, reforça Rafaella, técnica em Assuntos Educacionais.

Dicas de atualização e otimização dos estudos do setor de Pedagogia:

Organize uma agenda das atividades diárias, com: a rotina de estudos, as atividades de lazer/cultura (livros, filmes, séries, músicas, as atividades físicas individuais, os momentos de conversas virtuais com os amigos e a família, entre outras), entre outras atividades;

• Organize um horário do seu dia para se dedicar aos estudos. Não existe um horário melhor, isso vai depender de cada estudante, e quem vai descobrir qual o melhor horário é você. O importante é ter rotina diária de estudos. O tempo ideal para cada dia também dependerá de cada estudante, do ritmo e do tempo disponível, se possível, mantenha uma rotina semelhante ao período quando estava frequentando a escola.

• Faça o planejamento de tudo que precisa estudar, para não esquecer de nada. Esse é o momento para revisar o conteúdo estudado, bem como buscar novos conhecimentos, caso esteja se preparando para o Enem, comece a revisar os conteúdos e responder provas anteriores.

• Organize o seu cronograma de estudos, contendo: dias, horários e os componentes curriculares que estudará em cada horário;

• Escolha um ambiente da casa para estudo, na hora de estudar é importante que esteja sentado e com a postura correta;

• Os materiais que serão utilizados devem estar organizados próximos a você;

• É importante que na hora de estudar, você esteja alimentado (se for possível). A fome prejudica o raciocínio e o aprendizado do conteúdo;

• Tente se concentrar o máximo possível e busque se interessar pelo que você estuda, tenha objetivos traçados. Contudo a concentração tem um limite, e quando o limite dela é excedido, o estudo torna-se ineficiente, portanto, faça intervalos a cada 1 hora de estudos.

• Explore fontes de informações variadas nos acervos da biblioteca virtual, nos livros didáticos, nos sites oficiais e nos materiais das aulas;

• Identifique as informações apoiando-se em títulos, subtítulos, imagens, negritos e selecione as que são relevantes para guiar a sua leitura, grifando-as ou marcando-as quando necessário;

• Faça fichamentos e/ou resumos dos textos lidos e/ou mapas conceituais (Anote a data, o conteúdo estudado e as observações);

• Responda questões, produza textos, resolva problemas e utilize videoaulas como suporte;

• Mantenha contato com seus professores através do SIGAA.