Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Parceria entre Ifal Palmeira dos Índios e Hospital Ágape fortalece eficiência energética e inovação tecnológica
conteúdo

Notícias

Parceria entre Ifal Palmeira dos Índios e Hospital Ágape fortalece eficiência energética e inovação tecnológica

Ação desenvolvida pelo LAG3E pode gerar economia de até R$ 10 mil mensais e amplia experiências práticas para estudantes do campus
publicado: 18/05/2026 17h17, última modificação: 18/05/2026 17h20

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Palmeira dos Índios, por meio do Laboratório de Geração de Energia e Eficiência Energética (LAG3E), firmou parceria com o Hospital Ágape, em Arapiraca, para a realização de estudos e análises voltadas à eficiência energética da unidade hospitalar.

O LAG3E atua como um centro de excelência e inovação no setor elétrico, fomentando o desenvolvimento científico e tecnológico por meio de pesquisas aplicadas e integradas nas áreas de geração, conversão, máquinas elétricas e dispositivos de potência. O grupo também desenvolve soluções tecnológicas que promovem a eficiência energética, a integração segura e inteligente de fontes renováveis, a modernização do parque industrial e a confiabilidade dos sistemas de energia.

Durante o primeiro trimestre de 2026, foram realizadas análises detalhadas da conta de energia do hospital, além da instalação de analisadores de qualidade de energia para identificação de possíveis perdas e inconsistências no sistema elétrico. Após o sucesso das medições, a equipe técnica apresentou um relatório elucidativo com propostas de melhorias que podem gerar uma economia de até R$ 10 mil mensais para o Hospital Ágape. 

Para Savyo Silva, engenheiro civil e coordenador de manutenção do hospital, “essa parceria demonstra como a união entre educação, pesquisa e gestão pode trazer resultados concretos, promovendo mais eficiência, redução de custos e melhoria contínua dos serviços prestados à população”.

A coordenadora de Gestão Patrimonial, Daniella Barbosa, destacou a importância da ação desenvolvida pelo Ifal dentro da instituição: “o trabalho realizado pelo LAG3E foi essencial para identificarmos oportunidades de melhoria e reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade e a boa gestão dos recursos públicos e institucionais”.

Já o superintendente do Hospital Ágape, Belmiro Fillho, ressaltou o impacto positivo da parceria: “parcerias como essa são fundamentais porque aproximam o meio acadêmico das necessidades reais das instituições, fortalecendo a inovação, a troca de conhecimento e a construção de soluções eficientes para a sociedade”. 

Como conclusão do processo, o coordenador do grupo de pesquisa, Evandro Nunes, e o vice coordenador Márcio Azevedo, atual coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Campus Palmeira dos Índios, receberam a doação de 12 equipamentos de medição que irão complementar as aulas práticas nos laboratórios do campus.

Segundo os professores, “a doação contribuirá significativamente para o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos estudantes experiências práticas ainda mais próximas da realidade profissional e ampliando a qualidade da formação técnica e acadêmica”. Uma parceria que une educação, tecnologia e compromisso social em benefício da comunidade.