Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Palestras e apresentações artísticas marcam Aula Magna no Ifal Palmeira

Palestras e apresentações artísticas marcam Aula Magna no Ifal Palmeira

por Monique de Sá publicado: 17/04/2018 13h26, última modificação: 17/04/2018 20h04

O primeiro dia de aula é sempre de muita expectativa: rever os colegas, estudar assuntos mais aprofundados, conhecer novos professores. Certamente é o filme visualizado pelos alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, afinal o ano letivo 2018 começou para eles e como forma de dar início a essas atividades foi realizada durante toda esta segunda-feira, 16, a Aula Magna - evento que contou com uma programação diversificada com apresentações artísticas, palestras e entrega de brindes.

20180416_084438.jpgÀ frente estiveram a diretora-geral do campus, Ana Quitéria Menezes, e o diretor de ensino, Maurício Ricardy. Eles deram as boas vindas aos alunos e Maurício ainda aproveitou a oportunidade para tratar de assuntos como normatizações e da política estudantil. Ao final, o diretor realizou um jogo testando todo o conhecimento sobre o assunto abordado em sua palestra.

20180416_083757.jpgConvidado para tratar sobre a importância da leitura, Tiago Silva, o Mochileiro pela Educação, falou sobre como a educação transformou a sua vida. Ele conta que o projeto nasceu ainda nos bancos da universidade, quando cursava Gestão de Recursos Humanos. “O intuito do projeto é contribuir com a transformação social do mundo pela educação, então além de distribuir livros, nós disseminamos a cultura de ler para esses jovens. Na universidade, resolvi criar um tipo de projeto que fosse itinerante e que tivesse um cunho de negócio social para que eu pudesse deixar esse legado em cada cidade que passasse”, diz.

20180416_081933.jpgOs livros ofertados pelo Mochileiro são adquiridos através de doações. Ele explica que por se tratar de um negócio sustentável, há fontes de receitas para que tenha investimentos na compra desses materiais e também nos seus deslocamentos pelas cidades que percorre, no caso de locais ou instituições que não tenham como custear tais despesas.

Estamos sempre trabalhando com essas duas vertentes, para que possamos atingir nosso objetivo principal, que é transformar o universo pela educação ou contribuir simbolicamente, através das nossas palestras, oficinas, workshop etc. É importante que o jovem se forme e possa trabalhar com algo que o deixe feliz, transformando esse mundo que anseia por boas mudanças”, relata Tiago, que já percorreu 40 cidades brasileiras, distribuindo cerca de 700 livros, e levando a mensagem da educação que salva vidas. Mais de 6 mil jovens já assistiram suas palestras.

Sábado letivo em plena segunda

20180416_105529.jpgUm repertório eclético tomou conta do campus durante a Aula Magna. Após o momento de palestras, a banda de professores do Ifal, Sábado Letivo, preparou uma apresentação especial para os alunos da instituição. De Mamonas Assassinas a Sandra de Sá, eles mostraram muita sintonia e não deixaram ninguém ficar parado.

Na apresentação estiveram: Jullyana Souza (vocal), Emerson Ferreira (vocal), Daniel Cavalcanti (violão), Gregroy de Almeida (bateria), Mahelvson Chaves (guitarra) e Ricardo de Lima (contrabaixo). O grupo aproveitou a oportunidade e prestou uma homenagem à vereadora Marielle Franco, que foi assassinada no Rio de Janeiro, em março e cantaram a música “No woman no cry”, de Bob Marley.

7ee769ff-fd76-4a3e-8fea-284ac41fa7fe.jpgSegurança do Trabalho

Os alunos de Segurança do Trabalho também tiveram uma programação especial em sua Aula Magna - numa ação conjunta entre a Diretoria de Ensino e o coordenador do curso, Roberto Fernandes. Além da recepção aos novatos, os discentes puderam participar da palestra “A importância de ser Técnico em Segurança do Trabalho”, ministrada pelo professor do campus Marechal, Antônio Plácido Mello. Ao final, os discentes receberam um certificado e passaram por um momento de confraternização.