Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Olimpíada Brasileira de Biologia: cerca de 130 estudantes do Ifal Palmeira fazem a prova

Segunda fase será realizada em 05 de abril

por Monique de Sá publicado: 13/03/2020 11h10, última modificação: 13/03/2020 12h18

Não é novidade que o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, tem tradição em participar das chamadas olimpíadas do conhecimento. Para não perder o bom costume, na manhã desta sexta-feira, 13, foi realizada a 1ª fase da XVI Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), no auditório da unidade de ensino.

Quitéria e Alane.jpgCerca de 130 alunos participaram da prova, que é uma iniciativa do Instituto Butantan e tem como objetivo principal estimular o interesse de estudos biológicos nos estudantes do ensino médio. O gabarito da prova está previsto para sair em 16 de março. Passando nesta fase, o aluno segue para a segunda, que será realizada em um domingo, 5 de abril.

À frente da organização da prova no campus, a professora de Biologia, Quitéria Belo, contou também com o auxílio da professora de Informática, Alane Neo. “Esperamos que eles tenham um desempenho satisfatório, já que os assuntos solicitados para a prova, eles veem em sala de aula, inclusive de atualidades”, diz.

eloá.jpgEm sua primeira OBB, a expectativa de Eloá Constantino é na conquista de uma medalha e, quem sabe, poder conhecer o Instituto Butantan (oportunidade para aqueles aprovados para a 3ª fase). “Foi uma prova muito interessante e espero sim ganhar uma medalha e representar o campus no Butantan. Mesmo nas condições atuais, com o Coronavírus, tenho vontade de conhecer um instituto tão grande”, diz a garota, que levou para a prova os conhecimentos adquiridos em sala de aula e em cursinho.

Sobre a OBB

realização.jpgA OBB é uma competição organizada pelo Instituto Butantan, que tem como participantes alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, de qualquer escola pública ou privada no país. A idade máxima de participação é 19 anos. A olimpíada é dividida em três fases: a 1ª com 30 questões de múltipla escolha abordando todo o conteúdo de Biologia contido no site da Olimpíada.

A segunda etapa é composta de uma prova com 100 questões de múltipla escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da 1ª fase. Já a 3ª fase é realizada no Instituto Butantan com os 15 primeiros colocados na fase anterior, sendo capacitados e avaliados nas atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do próprio Instituto.