Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do campus Palmeira realiza ‘Julho das Pretas’
conteúdo

Notícias

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do campus Palmeira realiza ‘Julho das Pretas’

Representatividade

Evento abordou lutas e conquistas de mulheres negras ao longo da história
publicado: 17/07/2023 11h14, última modificação: 17/07/2023 11h14

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

No último sábado letivo (15/07), alunos do campus Palmeira dos Índios participaram da 4ª edição do Julho das Pretas, evento que reúne palestras, oficinas e bate-papos abordando as lutas e conquistas históricas de mulheres negras ao longo da história. O encontro foi Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da unidade.  

Os estudantes participaram de atividades das 7h às 12h do sábado. A primeira parte com um bate-papo com as convidadas Janaína Soares e Cristiany Paulino com o tema ‘’Sonhos e lutas: vivências do Quilombo na Tabacaria’’.

 Na segunda parte, os alunos puderam participar de um escambo cultural, realizando trocas de materiais culturais como figurinhas, livros e discos. Eles também desenvolveram atividades artísticas como pintura, desenho, poesia e dança.  

O mês de escolha do Julho das Pretas se deu pela homenagem a figuras importantes na história de luta das mulheres negras. Em julho de 1992, foi realizado o 1° Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Caribenhas pela ONU. A partir de então, o dia 25 de julho tornou-se o Dia Internacional da Mulher Negra como também o Dia de Teresa de Benguela, em homenagem à líder que comandou a luta do Quilombo de Quariterê, no século 18. 

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista