Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Nova chapa assume Centro Acadêmico de Engenharia Civil no Ifal Palmeira

Nova chapa assume Centro Acadêmico de Engenharia Civil no Ifal Palmeira

por Monique de Sá publicado: 20/12/2019 10h48, última modificação: 20/12/2019 11h08

A cada dois anos, uma nova gestão de estudantes assume o comando do Centro Acadêmico de Bacharelado em Engenharia Civil (CABEC). Trata-se de uma entidade máxima de representação estudantil do curso de Engenharia Civil, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios. Na última segunda-feira, 16, foram realizadas eleições para escolha de uma nova chapa, consagrando-se como vitoriosa a Renova Ifal com 37 votos válidos.

A pergunta é: quem são eles? Por que decidiram assumir o desafio de gerir o CABEC? A chapa é formada pelos alunos: Álvaro Melo (presidente), Gilson Leite (vice-presidente), Brennda Tenório (secretária-geral), Endrew de Araújo (diretor de eventos), Luís Carlos Pinheiro (diretor de cultura e lazer), Everton Barbosa (tesoureiro) e Iara Cavalcante (diretora de comunicação). Segundo Álvaro, a vontade de fazer parte do Centro surgiu da necessidade de motivação, integração e incentivo junto ao curso.

É necessário defender propostas e colocá-las à frente, obter uma busca constante dos interesses gerais para que haja qualidade entre todas as partes, seja dentro da esfera de ensino, de atividades culturais ou científicas. Aliás, é de grande importância promover e participar de campanhas que girem em torno do âmbito estudantil. É importante, também, integrar o conjunto, nos desafiar a ser melhores e contribuir com as questões democráticas e reivindicatórias de todos”, diz o presidente.

Para os próximos dois anos, os planos da nova gestão envolvem ações voltadas para a integração dos estudantes, além de ter uma boa relação com a direção e ter voz ativa no campus. “Nosso intuito é estreitar o vínculo administrativo entre as partes, como forma de incentivo e preservação de nossos interesses. Consequentemente, pretendemos propor eventos que visem questões acadêmicas como atividades culturais e de lazer, palestras, recepção de calouros, capacitação, etc.”, ressalta Álvaro.

Além disso, uma das marcas do grupo estará na mobilização estudantil em organizações, reivindicações e ações políticas em torno da resolução de problemas. “Somo um grupo motivado, ativo e pretensioso, que valoriza as questões acadêmicas e acredita que há potencial e recursos no instituto que podem suprir as necessidades, unir e melhorar a classe dos estudantes”, finaliza o novo presidente.

Sobre o CABEC

O CABEC foi fundado em 29 de julho de 2013. Trata-se de uma sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, sendo a entidade máxima de representação estudantil dos alunos matriculados em Engenharia Civil no campus Palmeira.