Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Nota técnica do Ifal orienta sobre ações de ensino durante a suspensão de atividades acadêmicas

Pró-Reitoria de Ensino recomenda atividades remotas voltadas ao enriquecimento da formação acadêmica ou relacionadas aos conteúdos regulares durante o período de isolamento social

por Elaine Rodrigues publicado: 08/04/2020 17h18, última modificação: 09/04/2020 12h21

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou nesta quarta-feira, 8, uma nota técnica com orientações para a organização do trabalho remoto dos docentes durante a suspensão de atividades acadêmicas devido à pandemia da Covid-19. Atividades remotas são recomendadas, mas não serão registradas como atividades letivas, nem como atividades avaliativas, considerando a suspensão dos calendários acadêmicos do ano letivo de 2020.

A decisão foi construída com o debate e o entendimento de diretores/chefes do Departamento de Ensino, diretores-gerais e dirigentes da Reitoria do Ifal. Atualmente, a instituição conta com mais de 4,6 mil turmas para o ano letivo de 2020, com um público diverso de jovens e adultos “muitos deles em situação de vulnerabilidade social e exclusão digital. Esta diversidade também se apresenta quanto ao domínio de ferramentas tecnológicas e autonomia para os estudos, e no próprio acesso ao computador e à internet em suas residências”, diz a nota.

Como recomendação aos professores, são dadas algumas alternativas, como elaboração de materiais didáticos (materiais textuais, videoaulas, podcasts), produção de pesquisas e estudos, orientação de Trabalho de Conclusão de Curso ou dissertação de mestrado em andamento, desenvolvimento de ações e/ou projetos de extensão e pesquisa, inclusive os orientados a auxiliar a comunidade nos efeitos causados pela pandemia da Covid-19, entre outras ações consideradas importantes para manter os estudantes em atividade durante o período de isolamento social.

“Estamos passando por uma situação de extrema excepcionalidade, não comparável a nenhuma outra já experimentada. (...) Entendemos que a preservação da vida está acima de quaisquer outras questões operacionais; em que nossa preocupação não é com a maioria, mas com todas(os) que integram a comunidade acadêmica do Ifal”, finaliza o documento.

Leia a nota completa aqui!