Notícias
Neabi realiza ações em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas no Ifal Palmeira dos Índios
Atividades ocorrem durante todo o mês de abril, estendendo-se até a primeira semana de maio.
Por Lívia Muniz (estagiária de Jornalismo)*
Sob o lema "Nada sobre nós sem nós", o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Palmeira dos Índios promove diversas ações em celebração ao mês dos povos indígenas. As atividades ocorrem durante todo mês de abril, estendendo-se até a primeira semana de maio, abrangendo áreas da literatura e audiovisual, incluindo uma trilha ecológica e visita à Aldeia Mata da Cafurna.
A programação também inclui uma exposição fotográfica, oficina de grafismo corporal, apresentação do ritual tradicional indigena Toré, leituras compartilhadas e rodas de conversa temáticas.
Thiago Rogério, professor de História e coordenador do Núcleo, reforçou a importância das ações para o resgate e manutenção da memória dos povos indígenas.
"A importância de ações pedagógicas como o Abril Indígena se revela no próprio motivo de existência do Neabi, a problematização acerca das contribuições dessas minorias para História e cultura brasileira. Realizar eventos que proponham interações entre populações Indígenas e a comunidade acadêmica pretende demonstrar a vitalidade cultural dos povos originários, sua diversidade e sofisticação, contribuindo assim, para a construção de uma sociedade mais complexa que valorize as múltiplas formas existenciais presentes na amálgama que é a população brasileira." Comentou Thiago.
Confira a programação do Abril Indígena promovida pelo Neabi Palmeira dos Índios:
Tempo de Netas - Leitura compartilhada e roda de conversa com a obra de Trudruá Dorrico
Todas as quartas de abril e maio, até o dia 05/05
Desafio Escrita Criativa
Concurso de redação temática - (10/04)
Pirã Porã - Café temático com o Neabi
Declamação de poemas - (19/04)
Wakonã - (26/04)
Grafismo Corporal
Exposição fotográfica
Bate-papo com o coletivo audiovisual Wakonã
Toré
Trilha Ecológica e visita à Aldeia Mata da Cafurna (data a confirmar)
* Sob a supervisão de Bruno Andrade