Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Neabi do campus Palmeira promove Abril Indígena 2019
conteúdo

Notícias

Neabi do campus Palmeira promove Abril Indígena 2019

Evento será realizado neste sábado, 27, no auditório

por Monique de Sá publicado: 23/04/2019 11h14, última modificação: 23/04/2019 12h23

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Palmeira dos Índios promoverá neste sábado, 27, das 7h30 às 11h30, sua primeira ação: o “Abril Indígena 2019 - resistir para existir”. O evento, já consolidado no calendário acadêmico do Instituto, trará para a comunidade reflexões políticas e sociais acerca da cultura indígena, tendo como objetivo aproximar estudantes da história, costumes, artes e tradição indígenas.

Na programação, palestras com Cássio Júnio (mestrando em Antropologia), Itajaciara Barbosa (secretária especial de saúde indígena), Adelson Lopes (doutor em Ciências da Religião) e Vinícius Alves (estudante de História da UNEAL). Pintura corporal, artesanato, exposição fotográfica, apresentação artística do grupo indígena Xucuru Kariri fazem parte também das atrações do dia.

O Abril Indígena surgiu em 2015 como uma mobilização de apoio ao Acampamento Terra Livre. Assim, órgãos públicos, como universidades e institutos, foram aderindo a essas atividades em rede que ocorrem em quase todo o Brasil durante esse mês.

“É, sobretudo, um espaço de discussão para propagar conhecimento a respeito desses povos, e com isso, reforçarmos o apoio dos não indígenas à causa. Isso pode ser feito em formatos diversos. No nosso caso, debates e atividades culturais”, reforça a professora de Língua Portuguesa e colaboradora do Neabi, Edneide Leite.