Notícias
Neabi do campus Palmeira promove Abril Indígena 2019
Evento será realizado neste sábado, 27, no auditório
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Palmeira dos Índios promoverá neste sábado, 27, das 7h30 às 11h30, sua primeira ação: o “Abril Indígena 2019 - resistir para existir”. O evento, já consolidado no calendário acadêmico do Instituto, trará para a comunidade reflexões políticas e sociais acerca da cultura indígena, tendo como objetivo aproximar estudantes da história, costumes, artes e tradição indígenas.
Na programação, palestras com Cássio Júnio (mestrando em Antropologia), Itajaciara Barbosa (secretária especial de saúde indígena), Adelson Lopes (doutor em Ciências da Religião) e Vinícius Alves (estudante de História da UNEAL). Pintura corporal, artesanato, exposição fotográfica, apresentação artística do grupo indígena Xucuru Kariri fazem parte também das atrações do dia.
O Abril Indígena surgiu em 2015 como uma mobilização de apoio ao Acampamento Terra Livre. Assim, órgãos públicos, como universidades e institutos, foram aderindo a essas atividades em rede que ocorrem em quase todo o Brasil durante esse mês.
“É, sobretudo, um espaço de discussão para propagar conhecimento a respeito desses povos, e com isso, reforçarmos o apoio dos não indígenas à causa. Isso pode ser feito em formatos diversos. No nosso caso, debates e atividades culturais”, reforça a professora de Língua Portuguesa e colaboradora do Neabi, Edneide Leite.