Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Liga Acadêmica de Economia Circular do Campus Palmeira iniciou seus trabalhos nesta segunda-feira (24)

Objetivo do grupo é conscientizar sobre o uso correto dos recursos naturais

publicado: 25/01/2022 17h37, última modificação: 25/01/2022 17h47

Leonardo Teles - estagiário de Jornalismo

A Liga Acadêmica de Economia Circular (Laec), criada por estudantes de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, do Campus Palmeira dos Índios, iniciou seus trabalhos nesta segunda-feira (24), sob orientação da professora Sheyla Marques.

Entidade civil sem sins lucrativos, a liga fundada em 12 de abril de 2021, com o propósito de conscientizar as pessoas sobre o uso mais eficiente dos recursos naturais em conjunto com a Engenharia Civil e Elétrica, além de cumprir os objetivos de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada, proporcionando enriquecimento da formação acadêmica.

Outro objetivo de sua criação é fazer com que os acadêmicos desenvolvam atividades de aprimoramento aos estudos e dessa maneira obtenham benefícios como, por exemplo, horas (obrigatórias) e certificados, por isso, por meio da Liga, serão incentivadas atividades científicas e publicações.

Composição da Liga

A diretoria da Laec é formada por 12 estudantes, todas mulheres, tendo a professora de Materiais de Construção, Sheyla Marques, como coordenadora geral e as estudantes do curso de Engenharia Civil do campus Palmeira dos Índios, Nathalia Evelyn e Sulen Vieira, como presidentes.

Nathalia conta que a concepção da Liga surgiu após um Webinar sobre Economia Circular, realizado pela professora Sheyla no início da pandemia do coronavírus.

“A ideia de uma liga acadêmica apareceu quando eu me inspirei na liga da minha irmã, quando comentei com Suelen ela logo topou e daí nós começamos a nos organizar, escolhemos a dedo toda a diretoria 100% feminina!”.

Com o início das atividades, o grupo tem um planejamento para realizar uma série de ações, é o que revela a estudante Suelen: “o nosso intuito principal é levar cada vez mais conhecimento acerca da Economia Circular, que ainda é, infelizmente, desconhecida por muitos. Pretendemos também realizar minicursos e eventos preparatórios para os nossos futuros ligantes”, detalha.

Segundo a professora Sheyla, as ações serão inicialmente voltadas para o campus, mas ela não ficará restrita e ele. “Vamos iniciar com um curso falando sobre Economia Circular, disseminando isso, sobre o uso correto dos materiais. Como podemos reduzir os impactos ambientais etc.”, conclui a docente.