Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Jogos Internos 2017 têm ampla adesão dos alunos

Jogos Internos 2017 têm ampla adesão dos alunos

publicado: 15/12/2017 12h41, última modificação: 15/12/2017 12h41

Por: Monique de Sá

Os Jogos Internos 2017 do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, chegam ao seu fim. O evento, que reuniu os alunos dos cursos de Edificações, Eletrotécnica e Informática, já faz parte do calendário escolar e, este ano, teve uma ampla adesão das turmas. Ao todo, foram recebidos 179 formulários de inscrição, entre atividades individuais e coletivas.

Desses formulários, 41 equipes foram inscritas em atividades coletivas e 138 em modalidades individuais. Vale ressaltar que dentro dessas inscrições individuais, os alunos puderam se inscrever em várias atividades. Para o presidente da Comissão dos Jogos, Marcos André Rodrigues, estes números demonstram o interesse dos alunos na prática das atividades esportivas e jogos populares.

Marcos afirma que mais do que competir ou ganhar, os jogos são um estímulo para trabalhar uma Educação Física pautada no respeito ao próximo. “Nosso intuito hoje é trabalhar uma Educação Física Escolar, aquela que não tira o mérito da competição, mas entende que não é apenas isso. Temos procurado promover para nossos alunos uma metodologia voltada para cidadania, respeito ao próximo, além de tornar o aluno crítico, superando as dificuldades na sociedade em que vive”, explica.

Nos últimos três anos, o campus de Palmeira dos Índios tem investido também na inclusão de brincadeiras populares. Segundo o presidente da Comissão, essa é uma forma de fazer com que o aluno tenha um regaste histórico acerca de jogos da época de seus pais.

“Nossos alunos têm aderido bem a atividades populares como rouba-bandeira, pião, ximbra (bola de gude) e circuito de atividades. A cada ano que passa, vamos sempre incrementando um pouco mais e buscando outras modalidades. É importante que façamos esse resgate histórico, porque muitos deles nem sequer vivenciam essas práticas”, diz Marcos.

Motivação para o próximo ano
Entre os alunos, o clima já era de saudosismo e motivação para participar dos jogos do próximo ano. Robson da Silva, do curso de Eletrotécnica, primeiro ano, é um deles. Medalhista de bronze no Queimado, ele afirma que o jogos foram importantes para sua integração, já que ingressou no Ifal este ano. “Foi bom para fazer novas amizades com os times adversários e vi que o importante não foi competir, mas sim participar”, conta.

As alunas Viviane Martins e Gerlane da Silva, ambas do curso de Informática, do segundo ano, ressaltaram a importância de atividades em conjunto como o rouba-bandeira. “A experiência foi muito boa, porque no rouba-bandeira a união da minha turma prevaleceu”, diz Viviane.

Medalhista de ouro no Xadrez, Gerlane conta que a vitória foi alcançada através de muito treino. “Estou muito feliz com a minha vitória e com certeza próximo ano participarei e trainarei ainda mais”, finaliza.

Confira a lista com os nomes dos nossos campeões