Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > II Oficina de Foguetes é adiada para próxima quinta-feira (22/02)

II Oficina de Foguetes é adiada para próxima quinta-feira (22/02)

publicado: 16/02/2018 15h46, última modificação: 16/02/2018 15h46

Por: Monique de Sá

Será adiada para 22/02, quinta-feira, a II Oficina de Foguetes. O evento visa instruir os alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, na construção de bases de lançamento de foguetes de garrafa pet, introduzindo conceitos teóricos da Física e da Química. Além disso, um dos objetivos da iniciativa é fazer com que os alunos se sintam motivados a competir na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A ideia de criar a oficina surgiu após a primeira participação de alunos do Instituto na Jornada de Foguetes, ocorrida em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, evento no qual competem equipes com melhor desempenho na MOBFOG. A aluna do curso de Edificações, Daniela Vieira, é uma dessas participantes e instrutora da oficina. Para ela, esta é uma forma de divulgar o conhecimento científico e fazer com que o conhecimento empírico se agregue ao teórico.

“É evidente a importância de que esse conhecimento adquirido por nós fosse repassado. É válido ressaltar, também, através desta experiência, a questão da interdisciplinaridade, uma vez que o lançamento de foguetes consiste em uma atividade com um expressivo embasamento na Física, além de ser viabilizada por uma reação química simples, obtida através da mistura entre bicarbonato de sódio e vinagre”, explica Daniela.

A aluna ainda acrescenta que a primeira experiência com a Oficina foi muito satisfatória. “Houve a formação de várias equipes, que em um curto período de tempo desenvolveram o potencial para competir e alcançar o desempenho requerido para serem classificadas para a segunda etapa, a Jornada de Foguetes”, diz.

Para quem ainda não se inscreveu ainda dá tempo, é só entrar no site e efetuar sua inscrição ou fazê-la presencialmente no dia. A II Oficina de Foguetes ocorrerá na próxima quinta-feira, 22, no turno da tarde e até o presente momento conta com 48 inscritos.

Além de Daniela, participam como instrutores os alunos Vinícius Gabriel Barros e Ely Lima, ambos de Eletrotécnica e como coordenador do projeto, o professor de Física, Manoel Pereira.