Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira realiza exposição itinerante internacional “Construção Industrializada”

Mostra é organizada por Universidad Politécnica de Madrid (UPM).

por Jhonathan Pino publicado: 18/10/2022 13h01, última modificação: 20/10/2022 12h54

Entre os próximos dias 25 e 27 de outubro, o Campus Palmeira dos Índios abrigará a Exposição Itinerante Internacional de posters sobre Construção Industrializada (International Itinerant Poster Exhibition - Industrialized Construction), organizada pela Escuela Técnica Superior de Edificación (ETSEM) da Universidad Politécnica de Madrid (UPM).

A convite da universidade espanhola, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se junta a outras instituições de países como Polônia, Itália, Portugal e República Tcheca, para expor 33 trabalhos internacionais sobre a temática da construção industrializada.

Uma das responsáveis por trazer o evento para o instituto, a coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Mendonça Duarte, ressalta que construção industrializada é conceitualmente muito diferente do processo construtivo tradicional, “já que os componentes são fabricados em oficinas e transportados até o local final para montagem”, explica.

Engenheira Civil de formação, Carolina estará entre os palestrantes para a cerimônia de abertura do evento, no próximo dia 25, a partir das 9h, abordando a “Inovação na indústria da construção civil: passado, presente e futuro". Além dela, a solenidade contará com a participação remota do professor Alfonso Cobo, da Universidad Politécnica de Madrid (UPM), abordando a “Corrosão de armaduras em construções de concreto”, além dos anfitriões Roberto Fernandes, diretor da unidade e Carlos Guedes, reitor do Ifal.

Carolina ressalta que o convite para o Ifal sediar a exposição surgiu a partir da missão realizada na Espanha no início deste ano, que teve como objetivo estreitar vínculos com instituições de ensino técnico e superior espanholas, prospectar oportunidades de acordos bilaterais e colaborações técnicas de internacionalização voltadas à comunidade acadêmica.

“A exposição é a primeira ação conjunta com a UPM, abrindo portas para o desenvolvimento de outras iniciativas no âmbito da Engenharia Civil e em outras áreas comuns às duas instituições”, pontuou.

A participação não demanda inscrição prévia e contará com emissão de certificado.

PROGRAMAÇÃO:

9hs: Cerimônia de abertura da Exposição

10hs: Palestra 01 - "Corrosión de armaduras en construcciones de hormigón ("Corrosão de armaduras em construções de concreto") - Professor Alfonso Cobo, PhD (Universidad Politécnica de Madrid - UPM)

11hs: Palestra 02 - “Inovação na indústria da construção civil: passado, presente e futuro". – Carolina Mendonça Duarte, PhD (Instituto Federal de Alagoas – IFAL)