Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira realiza Encontro Pedagógico 2018

Ifal Palmeira realiza Encontro Pedagógico 2018

por Monique de Sá publicado: 12/04/2018 12h23, última modificação: 12/04/2018 13h46

Como forma de dar início ao calendário acadêmico de 2018, a Diretoria de Ensino (DE) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, realizou durante esta quarta-feira, 11, o Encontro Pedagógico. A ação visa trazer para os docentes da instituição as solicitações que estão sendo feitas pelo Ministério da Educação (MEC), além de atualizá-los e sensibilizá-los acerca do cumprimento de indicadores.

A programação contou com a participação do pró-reitor de ensino, Luiz Henrique Lemos, que trouxe um recorte do campus ao falar dos indicadores acadêmicos e do Acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) nº 2.267/2005 e apresentou para os convidados a Plataforma Nilo Peçanha (voltada para análise de dados e indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica do Brasil).

Na sequência, houve a palestra da diretora de ensino do campus Maceió, Gisele Loures. Ex-docente do campus Palmeira, ela tratou do tema: “Construindo uma estratégia para os desafios da área de ensino no campus Maceió”. O momento foi de troca de experiências entre professores e de apresentação do planejamento pedagógico que é feito lá. Após, representantes da Pró-reitoria de Extensão, Natália Batista e Louise Ramos, falaram da importância de fomentar a realização de cursos de extensão para instituição.

À tarde, a técnica de Assuntos Educacionais, Rafaella Nunes, esteve representando a equipe pedagógica do campus. Em sua fala, ela abordou ações desenvolvidas pela coordenação pedagógica para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. “Temos como exemplos desse trabalho: o atendimento individual e coletivo dos alunos, atendimento aos pais; reuniões com os representantes de turma; participação nos conselhos de classes, entre outras. Além disso, foi evidenciado a importância do olhar docente para o fortalecimento de um sistema de avaliação que permita a permanência e o êxito dos discentes no Instituto”, explicou.

Posteriormente, os presentes participaram da palestra do coordenador de Articulação Política do Ifal, Álvaro Oliveira. O regime de dedicação exclusiva e o cumprimento da legislação foram a pauta da vez. Por fim, Jalves Nicácio, professor de Informática do campus, explanou sobre Metodologias Ativas. Em seu minicurso, ele trouxe inovações para serem usadas em sala de aula, visando uma maior motivação estudantil.

Segundo Maurício Ricardy, diretor de ensino, este foi um momento para sensibilização dos docentes quanto ao tema em voga este ano para o campus que é Avaliação. “Convocaremos reuniões mensais para ver o quanto podemos evoluir neste sentido. A tendência é que nos Departamentos Gerais seja discutida a questão da avaliação, com o intuito de melhorar as formas como cobramos nossos alunos e que nos cobramos enquanto professores, a fim de que haja esse equilíbrio, já que muitas vezes o aluno não teve um bom rendimento ou porque ele não conseguiu aprender ou porque simplesmente ele não conseguiu preencher um instrumento avaliativo”, explica.

Este ano, o Encontro Pedagógico foi realizado em apenas um dia, pois os docentes participam nesta quinta, 12, e sexta, 13, em Maceió, do 2º Seminário de Educação Profissional, que tem como objetivo fomentar o debate e a reflexão acerca da proposta de reestruturação dos planos dos cursos do ensino médio técnico integrado.