Notícias
Ifal Palmeira realiza certificação de cinco turmas de cursos técnicos integrados ao nível médio
Formandos são de Edificações, Eletrotécnica e Informática
Alunos de três cursos técnicos do Campus Palmeira dos Índios realizaram a certificação de conclusão na última quarta-feira (15). A cerimônia lotou o auditório da unidade, que contou com a presença de familiares dos 86 formandos em Edificações, Eletrotécnica e Informática.
Conduzindo a cerimônia, estava o reitor Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e professor do Campus, Carlos Guedes, além do atual diretor da unidade, Roberto Fernandes. Eles acompanharam a história de pais que estavam vendo seus filhos concluírem pela primeira vez um curso técnico, como também de pessoas que já tinham uma longa trajetória junto à instituição.
A egressa do antigo Cefet de Palmeira dos índios, Albertina de Oliveira, celebrava a formatura do seu segundo filho, no curso de Informática, Adauto Balbino. Já o professor aposentado da unidade, Ednaldo Cavalcante, acompanhava sua neta, Júlia Ribeiro, na formatura do mesmo curso em que ele havia ajudado a fundar, de Eletrotécnica.
“Gostaria que todos batessem palmas para uma pessoa muito especial. O professor Ednaldo me recebeu aqui em 1994, quando tomei posse no Cefet. Ele foi um dos melhores professores de Eletrotécnica que já vi e vem aqui agora colar grau com a sua neta, na mesma área de sua formação”, pontuou o reitor, que já fora diretor da unidade por dois mandatos.
Os presentes também ouviram as histórias dos cinco oradores de turmas. O primeiro deles, Eronildes Alves, da turma 214 A de Edificações, ressaltou o privilégio de ter estudado no Ifal. “Que presente! Que privilégio foi e está sendo viver tudo isso. Que nós planejemos o próximo ciclo com expectativa, mas não deixemos de aproveitar o que já conquistamos, porque é nisso que consiste a felicidade”.
Arthur de Araújo, do 224 B, também de Edificações, pontuou que tudo começava como um sonho, mas que se tornara realidade naquele dia. “Só nós sabemos o quanto doeu ver nossos amigos desistindo de um propósito, doeu cada pessoa que nos deixou durante esses quatro anos. Porém, nós estamos aqui, finalizando um sonho que não é só nosso, é deles também, é dos nossos pais, que sempre acreditaram em nós e fizeram tudo o que podiam para nos verem cruzar a linha de chegada, e chegamos!”
Como oradora, Eloá Grace da Silva fez questão de citar todos os colegas da turma de Eletrotécnica, 414 A, da qual fez parte. “Seguimos agora por caminhos separados, alguns sempre terão laços, uns com os outros, mas a verdade é que não seremos mais a 414, mas deixo como presente para lembrarem-se de mim”.
Yasmin Barbosa representou a turma de Informática, 514 A. A formanda falou sobre o tempo de mudanças em suas vidas. “Quantas adaptações tivemos que aderir, para que hoje pudéssemos estar aqui. Acerta daqui, erra dali, corrige o de lá. Durante esses quatro anos, fomos como um verdadeiro quebra-cabeça, onde cada um de nós representava uma peça que nos edificou de etapa por etapa”.
Como oradora da turma de Informática 524 B, Monelly da Silva falou sobre a superação das diferenças entre os seus colegas. “Talvez não fossemos tão unidos quanto o esperado, mas não era tolerado injustiças com um dos nossos. Se presenciávamos uma situação, já estava lá, a sala toda, se reunindo e debatendo sobre o que iríamos fazer a respeito, como uma mãe defendendo o filho”.
Fizeram parte da mesa da certificação o diretor do Departamento de Educação Básica, Henrique Golbery; o diretor de ensino do Campus Palmeira, Israel Crescêncio; a chefe do Departamento de Ensino Técnico, Regina Telles; além dos coordenadores dos cursos de Eletrotécnica, Jakson do Nascimento; Edificações, Andreia Alves e de Informática, Ítalo Rodrigo. O porteiro do Campus, o senhor Antônio Alves Soares foi o patrono das turmas.