Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira ratifica parceria com Prefeitura Municipal em solenidade de desativação do lixão
conteúdo

Notícias

Ifal Palmeira ratifica parceria com Prefeitura Municipal em solenidade de desativação do lixão

por Monique de Sá publicado: 06/04/2018 13h30, última modificação: 09/04/2018 10h19

A coordenadora do curso de Engenharia Civil, Sheyla Marques, e o diretor de Administração, Marcos Granja, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, estiveram representando a diretora-geral do campus, Ana Quitéria Menezes, durante a solenidade de encerramento das atividades do lixão no município, realizada na tarde desta quinta-feira, 05. A desativação do maior lixão em funcionamento em Alagoas cumpre o que rege a Lei Federal 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), e em defesa do meio ambiente.

Durante o evento, também foi realizada a assinatura do contrato com a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Craíbas, local para onde será destinado o lixo produzido em Palmeira, até que seja implantada a Estação de Transbordo da cidade.

Sheyla explica que há cerca de duas semanas o prefeito da cidade Júlio Cézar veio até o campus para firmar uma parceria com a instituição. “Fomos informados de que juntamente a outras empresas de Palmeira dos Índios somos os maiores produtores de resíduos da cidade. A ideia atual é trazer para o município um sistema de coleta que separe o lixo seco do úmido. Para isso, o Ifal será atuante ao ceder nossa prensa de papelão, que se encontra no nosso Laboratório de Materiais, a fim de que possa servir de equipamento para a Cooperativa de Catadores”, diz.

Em contrapartida, a cooperativa irá recolher todo o resíduo seco (papel, papelão etc.) produzido pela instituição, enquanto o lixo úmido será coletado normalmente pela Prefeitura e despejado no aterro de Craíbas.

Em sua fala, o prefeito enalteceu os esforços da equipe técnica da Secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi), que contribuiu para que as atividades no lixão fossem encerradas. “O Ministério Público sempre nos apoiou e nos incentivou e respeitou os nossos prazos para que o lixão fosse encerrado. Estamos desativando o maior lixão a céu aberto do estado, em atividade. Vamos devolver à natureza o que ela sempre nos deu, encerrando o lixão. É mais saúde para as famílias que poderão respirar melhor e viver livre de pragas e doenças”, ressaltou Júlio.

 

*Com informações da Ascom de Palmeira dos Índios