Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira promoverá “Arqueologia em Alagoas: um panorama geral”

Ifal Palmeira promoverá “Arqueologia em Alagoas: um panorama geral”

publicado: 23/05/2018 11h39, última modificação: 23/05/2018 13h03

Neste sábado letivo, 26, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, está com uma programação especial, afinal será realizada a partir das 8h no auditório do campus a palestra: “Arqueologia em Alagoas: um panorama geral”. A iniciativa tem como objetivo fomentar a ideia de valorização/educação patrimonial. Para isso serão convidados os doutorandos em Antropologia Biológica pela Universidade de Coimbra: Danúbia Valéria Rodrigues e Flávio Augusto de Aguiar.

O professor de História do campus e um dos idealizadores do evento, Luiz Domingos do Nascimento, ressalta a importância de tratar a temática com os alunos, já que há um desconhecimento acerca do patrimônio arqueológico estadual. “À medida que eles têm entendimento dessa relação que existe de pertencimento ao patrimônio e até mesmo com seu local de origem, o vínculo fica mais forte. O intuito é lançar outros olhares sobre esse patrimônio cultural material no estado de Alagoas”, explica.

O evento será destinado para os alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados, mas estará aberto para toda a comunidade acadêmica, sendo uma ação conjunta dos professores de História: Roberto Idalino, Roberto Calábria e Luiz Domingos do Nascimento.

Os palestrantes fazem parte do Núcleo de Pesquisa em Arqueologia e História do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (NUPEAH). “São parceiros nossos em outras atividades e este será o momento de eles mostrarem para gente as pesquisas que foram desenvolvidas nos últimos seis anos no agreste e no alto sertão alagoanos”, diz Luiz.