Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ifal Palmeira promove “Aulão” de defesa pessoal para servidoras e alunas
conteúdo

Notícias

Ifal Palmeira promove “Aulão” de defesa pessoal para servidoras e alunas

por Monique de Sá publicado: 13/03/2020 12h25, última modificação: 13/03/2020 12h26

Mais uma ação voltada para março, mês internacional da mulher. Na próxima sexta-feira, 20, será realizado um “Aulão” de defesa pessoal, com a lutadora faixa marrom em Jiu-jitsu, Carol Buarque. A iniciativa ocorrerá na quadra poliesportiva para duas turmas: às 9h30 e às 15h30, sendo destinada para servidoras e alunas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios.

No total, 50 vagas serão ofertadas! As interessadas devem se inscrever, através do link: bit.do/ifaldefesa . A ação é uma idealização da Comissão de professoras formada especialmente para o mês da mulher: Fabiana Menezes, Edneide Leite, Ana Nascimento, Diana Souza e Célia Silva. Atenção! Para as alunas, a inscrição deve ocorrer no contraturno do horário regular de aula. Ao se inscrever, é necessário que seja informado nome, turma e e-mail para contato.

Advogada e graduanda em Educação Física, Carol explica que defesa pessoal e conhecimentos sobre como se defender independem de gênero. Para ela, todos devem ter conhecimentos sobre como enfrentar situações de riscos de violência. “No entanto, em um país onde as mulheres são um dos principais alvos de violência, medidas e técnicas como defesa pessoal são necessárias para auxiliar na diminuição das estatísticas. Dando-lhe ferramentas de como agir perante uma situação de risco, como ter controle de suas condutas e evitar números ainda mais alarmantes de violência contra mulher”, explica.

Durante o “aulão”, as técnicas serão adaptadas às capacidades corporal e à mobilidade de cada praticante. “Serão adotadas algumas técnicas introdutórias, e serão levantadas questões sobre o cotidiano da defesa pessoal. Mas as técnicas, independentemente do grau de conhecimento em uma arte marcial, seja o Judô ou o Jiu-jitsu, não interferirá na apreensão e na sua prática”, diz Carol.