Notícias
Ifal Palmeira leva três medalhas de ouro em Circuito Sesc de Corridas
Clube de corrida do campus ainda garantiu uma medalha de prata e duas de bronze
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, levou para casa seis troféus durante a realização do Circuito Sesc de Corrida, ocorrido no último sábado, 10, em Maceió-AL. Na premiação, três medalhistas de ouro: Izael Ferreira (categoria 10 km, 20 a 29 anos), Darlisson Castanha (categoria 10 km, 16 a 19 anos) e Márcio Gregório Ferreira (categoria 5 km, 14 a 19 anos). Os garotos fazem parte de um projeto esportivo da unidade de ensino: “O Clube de Corrida”, desenvolvido pelo professor de Educação Física, Maurício Ricardy.
Além deles, trouxeram prêmios para casa: Jadielson Oliveira, medalhista de bronze na disputa masculina dos 10 km de 20 a 19 anos; Ítalo Isaías, com a medalha de prata e Vinícius Santana, na terceira posição, ambos competindo pela categoria 14 a 19 anos, 5 km. Para os estudantes, os treinos prescritos por Maurício foram fundamentais para o sucesso do grupo alcançado no circuito.
“Fazer parte do clube é algo que auxilia nas práticas esportivas, além do meu desempenho escolar. Antes só jogava bola, mas por questões de saúde, sentia grandes dificuldades com a respiração, por isso decidi entrar para o grupo de corrida. Meus treinos são prescritos para serem realizados três vezes por semana. Sinto que me supero a cada corrida”, diz Izael, 21 anos, do 3º ano de Informática.
No total, 250 atletas (sexo masculino) competiram no circuito, destes, 12 são do clube de corrida. É o caso de Darlisson Castanha, 18 anos, do curso de Eletrotécnica. Ele afirma que antes de entrar para o Ifal, já corria, mas fazia dessa atividade um hobby: “não fazia da corrida um esporte, mas abracei o projeto desde o seu início”. Em sua coleção de conquistas, para o garoto, melhor do que medalhas, foram as mudanças de hábito.
“Tive melhora no sono, no humor, estou sabendo respirar melhor. Para mim, o maior benefício que a corrida pôde me dar são esses. Sem dúvidas, a melhor premiação”, garante Darlisson.
Quem se destaca também é Márcio Gregório, 17 anos, aluno do segundo ano de Eletrotécnica. Sua relação com as corridas de rua começou assim que entrou para o Ifal. Na bagagem de vitórias, quatro subidas ao pódio com o título de campeão. “Garanti medalhas nos Jogos da Primavera, na Corrida da Polícia Rodoviária Federal, nos Jogos Internos e agora nesta do SESC”. O estudante conta que o segredo para estar apto às competições é “pegar leve” nos treinos na semana que antecede o evento.
“O professor Maurício prescreve treinos mais leves durante a semana para que possamos descansar. Quero continuar com a prática e colecionar mais medalhas”, diz Márcio.
Desde 2016, o projeto vem atraindo servidores e alunos da instituição, mais do que incluí-los em competições, o clube tem como objetivo o bem-estar e a saúde corporal, visando a melhoria da circulação sanguínea e da resistência cardiorrespiratória dos participantes, além da perda de peso.